Jovem vizelense para Frontignan La Peyrade

 Ivo Machado (à esquerda a assinar) é o jovem de Vizela que vai para Frontignan La Peyrade ao abrigo de um projeto de voluntariado Corpo Europeu de Solidariedade.

À semelhança do que tem acontecido nos anos anteriores, após um período aberto para candidaturas, o município de Vizela selecionou um jovem que vai ter um período de mobilidade na cidade de Frontignan de La Peyrade, localidade que tem um protocolo de geminação com Vizela. O jovem é o Ivo Machado, tem 25 anos e é natural da União de Freguesias de S. João e S. Miguel. Este projeto europeu tem a duração de 9 meses, com início a 1 de maio e término a 31 de janeiro de 2022. 

O Jovem voluntário de Vizela irá integrar um projeto “Voluntariado na Europa: Ajudar, Crescer, Aprender”, no qual vai promover a mobilidade europeia dos jovens da cidade francesa e terá a oportunidade de colaborar na organização e dinamização de várias atividades culturais e educativas do departamento de cultura da Câmara de Frontignan. 

Esta experiência de voluntariado pressupõe o desenvolvimento de uma série de competências, tais como o sentido de iniciativa e empreendedorismo, expressão e consciência cultural, comunicação em língua estrangeira, aptidões digitais, sociais e cívicas, ou seja, competências essenciais para a empregabilidade e cidadania no século XXI. Assim, este programa, de forte cariz educativo, certifica as competências adquiridas através do Youthpass, uma ferramenta ao dispor dos participantes em projetos financiados pelo programa Corpo Europeu de Solidariedade e que descreve as suas experiências e aquilo que aprenderam. Este certificado é um documento importante para os voluntários anexarem nos seus currículos na busca de futuras oportunidade de trabalho. 

 Ivo Machado terá agora um período de preparação antes de rumar a esta aventura, através de momentos formativos com os tópicos de aprendizagem intercultural, gestão de conflitos, comunicação e língua francesa.

Partilhar