S. Paio com obra de mãos dadas com S. Gonçalo

Futuro miradouro de S. Paio de Vizela próximo à igreja paroquial faz ligação com o espaço envolvente. Terá vista para o parque de lazer da freguesia e uma extensão visual até à auto-estrada.
 

Foi apresentado esta tarde o projeto de requalificação do Largo da Igreja de S. Paio junto à igreja paroquial desta freguesia. Depois das boas vindas e agradecimentos do presidente da Junta local, António Ferreira, Victor Hugo Salgado informou os presentes do que se propõe a Câmara e a Junta para a reconversão daquele espaço. 

Inúmeros sampaienses marcaram presença e ouviram com atenção as explicações do edil vizelense que aproveitou o momento para abordar as 35 obras a cargo do seu Executivo em todo o concelho. Victor Hugo salientou que não era apenas o centro urbano de Vizela a merecer a atenção da Câmara, mas também as freguesias dando exemplo de várias obras efetuadas em santa Eulália, Infias, Santo Adrião, Tagilde e S. Paio.

 O Largo da Igreja de S. Paio insere-se na ARU de São Paio, com uma área de 19,6 hectares. A autarquia vai candidatar-se a subsídios europeus considerando os altos valores que tal intervenção acarreta.

Na nova obra, cuja conclusão só deverá ocorrer no próximo mandato autárquico irá dispor de um amplo espaço de estacionamento e acesso condicionado ao culto. A imagem de S. Gonçalo, que foi pároco naquela freguesia, terá um espaço privilegiado.

Victor Hugo salientou que o Padre Cândido Magalhães teve uma acção importante junto da Arquidiocese de Braga no desbloqueamento de terrenos que vão integrar a nova estrutura. O Presidente da Câmara referiu que aquela intervenção vai deixar S. Paio de Vizela mais atraente e funcional e que a mesma terá um aspeto diferente à noite: «Ficará bonita de noite e de dia».

António Ferreira fez rir os presentes dizendo que estava feliz por já ter esta obra em andamento, pois o seu projeto passa por fazer de S. Paio uma cidade.

  










Partilhar