Nasceu uma nova escola nos 18 anos da Duodifusão

 


Fernando Abreu, Diretor da Escola Profissional e Tecnológica de Vizela e o Edil, Victor Hugo Salgado, descerraram a placa da inauguração deste novo estabelecimento de ensino cuja construção do prédio demorou cerca de ano e meio e custou cerca de um milhão e meio de euros.
Discursos de Victor Hugo, Fernando Abreu 
e bênção das instalações.


O Presidente da Câmara Municipal de Vizela inaugurou esta manhã a EPTV - Escola Profissional Tecnológica de Vizela tendo descerrado a placa inaugural ladeado por Fernando Abreu Diretor deste novo estabelecimento de ensino que nasce na sequência da Duodifusão chegada a Vizela há precisamente 18 anos.


As novas instalações, nas traseiras do quartel dos Bombeiros na Rua da Rechã (Pera Longa) em S. Miguel das Caldas, foram benzidas pelo Padre Constantino Sá, que felicitou «mais um melhoramento do jovem concelho».


Depois duma visita às instalações (laboratórios, inúmeras salas de aulas, algumas com vista panorâmica para o Santuário de S. Bento das Peras), foi assinado por Victor Hugo e Fernando Abreu um protocolo com a DUODIFUSÃO — Centro de Formação Profissional, entidade gestora daquela escola profissional, no seguimento da deliberação da reunião de Câmara de 13 de abril transato.


PROTOCOLO CMV-EPTV

Com este protocolo, ambas as entidades reconhecem o interesse mútuo em institucionalizar relações de colaboração com vista ao melhor aproveitamento das potencialidades humanas, logísticas e programáticas de cada uma e as vantagens que poderão advir da implementação conjunta de programas e ações nos vários domínios da intervenção municipal.

A Escola Profissional Tecnológica de Vizela irá formar jovens que frequentam cursos profissionais de nível secundário de dupla certificação, escolar e profissional - nível IV em áreas distintas, que se pretende venham a integrar, com sucesso, o mercado de trabalho.




Na cerimónia estiveram presentes as diretoras dos Centros de Emprego de Guimarães e Braga. 

Fernando Abreu na sua intervenção (ver vídeo) elogiou a forma célere com que a Câmara de Vizela tratou todo o processo de construção da nova escola, adiantando que o futuro profissional de muitos jovens vai passar por ali: «Sairão daqui preparados para o mundo do trabalho».

Victor Hugo destacou a importância dos cursos profissionais e o que deles resultam num País onde a iliteracia tem um peso significativo (ver vídeo).












Partilhar