Autarquia vizelense anuncia redução da dívida municipal


Após a aprovação de contas do Município de Vizela na reunião do dia 31 de maio de 2021, a Câmara liderada por Victor Hugo Salgado fez chegar à nossa Redação o seguinte balanço que se publica na íntegra.

"Foi aprovada a Prestação de Contas do Município de Vizela relativa ao ano 2020, da qual resulta claramente a redução de 3 milhões e 719 mil euros à dívida da Autarquia.

Deste modo, em outubro de 2017, quando este Executivo Municipal assumiu funções, a dívida do Município de Vizela era de 13 milhões e 632 mil euros, sendo que, em dezembro de 2020, é de 9 milhões e 913 mil euros, resultando assim na redução de 3 milhões e 719 mil euros à dívida da Autarquia, conforme se comprova na página 341 da Prestação de Contas 2020.

Importa acrescentar que, ao longo dos últimos anos, também se tem verificado uma redução do prazo médio de pagamento, que era de 48 dias e é agora de 18 dias, tendo reduzido 30 dias.

Esta Prestação de Contas, tal como a anterior, continua a evidenciar a estratégia deste executivo, desde que assumiu funções, numa aposta clara na redução da carga fiscal sobre as famílias e o tecido empresarial local, resultado de uma gestão rigorosa implementada ao longo dos últimos anos.

Assim, desde o inicio deste mandato, o IMI baixou de 0,45% para 0,35%, ou seja, uma redução de 0,1%; o IRS baixou de 5% para 3%, ou seja, uma redução de 2%; e a derrama baixou de 1,5€ para 1%, ou seja, baixou 0,5€.

O ano de 2020 reafirma, assim, esta estratégia onde este Executivo se propôs a reduzir a dívida municipal e reduzir os impostos municipais, com claros benefícios para a comunidade local, planeando o futuro do Concelho com novos investimentos.

Assim, e apesar dos resultados financeiros extraordinariamente positivos, nem por isso, este Executivo descurou o investimento no Município, sendo que nos quatro anos de mandato totaliza um investimento de cerca de 16 milhões de euros em obras, num total de 35 obras, não apenas no centro urbano, mas em todas as freguesias do Concelho e em todas as áreas de ação municipal.

No decorrer do ano 2020, foi possível continuar a reforçar um conjunto de almofadas sociais, destacando-se a manutenção do Cheque Bebé e as Bolsas de Estudo a Alunos do Ensino Superior e a criação de novas estratégias de intervenção, desde logo o programa de ação para a pobreza envergonhada e o Plano de Emergência Alimentar e Higienização Familiar, nunca descurando o apoio às IPSS’s.

O terceiro ano de mandato deste Executivo Municipal continuou a ser marcado pela implementação de um conjunto medidas de reorganização profunda dos meios e do património municipal, assim como do investimento em áreas até então esquecidas, designadamente proteção civil, higiene urbana e proteção animal, tendo ficado concluído o primeiro CRO do Concelho de Vizela.

Assim, fica claramente patente que o desempenho financeiro da Autarquia, ao longo destes últimos 3 anos foi bastante positivo, verificando-se, em simultâneo, um forte investimento municipal nas mais variadas áreas, a redução dos impostos municipais e, ao mesmo tempo e ao contrário do que muitos querem fazer crer, uma redução da dívida.

Vizela assiste, desta forma, a uma mudança de paradigma social, económico, cultural e urbanístico que só não é mais arrojado devido aos constrangimentos económicos herdados e ao impacto da pandemia SARS-COV2.

Estão, assim, lançadas as bases para uma Vizela com mais futuro, assegurada por um projeto pluralista e abrangente, capaz de garantir a estabilidade e o desenvolvimento sustentado de Vizela e reafirmando o ideal autonómico." CMV

Partilhar