Agrava-se o estado de saúde do Presidente que rubricou o Concelho de Vizela


 Faz hoje, 1 de setembro, precisamente 23 anos (como o ddV recorda nas suas efemérides) que Jorge Sampaio, então Presidente da República, rubricou o concelho de Vizela destroçando todas as manobras de bastidores que pretendiam anular o novo concelho votado no mesmo ano, em março. O estado de saúde de Jorge Sampaio agravou-se nas últimas horas. Rápidas melhoras Sr. Presidente.

 O ex-presidente da República, de 81 anos, está internado no Hospital de Santa Cruz, em Lisboa, desde sexta-feira, na sequência de dificuldades respiratórias. A informação foi avançada na terça-feira pelo semanário "Expresso" e confirmada esta quarta-feira de manhã pelo jornal "Público", junto de fonte próxima do ex-chefe de Estado. Jorge Sampaio tem 81 anos e um historial clínico com problemas cardíacos. Foi internado de urgência no Hospital de Santa Cruz na passada sexta-feira, devido a dificuldades respiratórias. Sampaio estava no Algarve, de férias, mas após sentir dificuldades respiratórias, e "dado o seu historial de doente cardíaco", foi transferido para Lisboa. Na segunda-feira, fonte do gabinete de Jorge Sampaio disse à Lusa que o antigo chefe de Estado continuava estável e o estado de saúde "sem alterações significativas em relação aos dias anteriores". No entanto, de acordo com o "Expresso", a situação clínica agravou-se na terça-feira. Jorge Sampaio tem 81 anos e foi Presidente da República durante dois mandatos, entre 1996 e 2006. Em 1989 foi eleito líder do Partido Socialista e na mesma altura foi eleito presidente da Câmara de Lisboa, tendo sido reeleito em 1993. 

 

1998 - Presidente da República, Jorge Sampaio, promulga Lei nº 63/98 do Concelho de Vizela, sendo publicada nesta data no Diário da República nº 201/98.
Com a assinatura de Sampaio acabaram as pressões de Guimarães, Lousada e Felgueiras para inviabilizarem o concelho de Vizela votado na AR a 19 de Março de 1998.

Jorge Sampaio esteve em Vizela em 2006 no decorrer da campanha eleitoral para a presidência da República onde foi recebido carinhosamente por centenas de vizelenses dos mais variados quadrantes políticos inclusive pela Câmara Municipal de Vizela presidida por Francisco Ferreira.

Partilhar