História de Vizela fica mais rica com livro de Adelino Campante

Os vindouros jamais poderão dizer que não há material documental que não revele o que de melhor se fez em postais ilustrados sobre uma terra sempre tão bonita como Caldas de Vizela ou tão só Vizela. "O livro de Adelino Campante ontem apresentado diante de significativa moldura humana prova isso" - como foi transmitido pelos oradores entre os quais Victor Hugo Salgado, José Pedro Marques, Antero Ferreira e outros.
 


A obra apresenta centenas de postais colecionados ao longo dos tempos por este dedicado vizelense. Adelino Campante tem neles uma das suas maiores riquezas e quis partilhar com o público esses raro prazer de contemplar a Vizela antiga em postais que a maioria nem sequer imaginou existir como é o caso do primeiro postal a cores de Vizela que aqui já demos referência. Mas também os seus editores, tão importantes na preservação cultural de Vizela, foram revelados em jeito de reconhecimento pelo trabalho efetuado em tempos onde a tecnologia não existia.




Inicialmente marcada para o auditório dos Bombeiros (75 lugares sentados) a apresentação do livro teve de ser transferida para o salão museu onde marcaram presença cerca de 160 pessoas que ouviram atentamente falar sobre Vizela de uma forma inédita.



Adelino Campante prometeu para breve um novo trabalho sobre Vizela tendo recebido da parte do Presidente da Câmara Municipal o maior incentivo: "A história de Vizela, todos nós e os futuros vizelenses, agradecem" - disse Victor Hugo Salgado.

(Fotos de ANTÓNIO CUNHA-ddV)



















Partilhar