Ponte Aliança é inaugurada dia 30

Foto de arquivo

 No próximo sábado 30 de outubro será um dia de grande festa nas duas margens do rio Vizela, em Tagilde de um lado e S. Adrião do outro, com a inauguração da Ponte da Aliança.

O programa de inauguração ainda está a ser elaborado e há ainda retoques a dar nos acessos à nova travessia do Rio Vizela. A ponte está praticamente concluída.

Prevê-se a presença de uma figura do atual Governo, dados que brevemente serão prestados pela Câmara Municipal.

Esta é considerada a maior obra iniciada no mandato anterior do Executivo liderado por Victor Hugo Salgado, atual presidente, cuja primeira pedra foi lançada simbolicamente no dia 19 de março de 2018, no vigésimo aniversário da criação do concelho de Vizela.

APONTAMENTOS
A construção da Ponte da Aliança, que fará a ligação entre as Freguesias de Vizela (Santo Adrião) e a União das Freguesias de Tagilde e Vizela (S. Paio), vai reduzir, diretamente e de for ma substancial, o tráfego no centro urbano, tal como o número de quilómetros a realizar nos transportes das mercadorias em particular aos pesados, os mais poluidores, garantindo a redução da poluição atmosférica, do ruído, das emissões de gases com efeito de estufa. 

De acordo com o projeto de execução, a construção da Ponte contemplará o seguinte: Ponte numa extensão de 60,00 metros, com um único arco (vão de 45,00 metros), tabuleiro de 10,00 metros de largura e passeios para peões de 1,50m em ambos os lados; eletrificação, nomeadamente colocação de iluminação pública e negativos inferiores para passagem de futuras infraestruturas; colocação de tubagem em manilhas de betão com 1,00 metro de diâmetro; guardas metálicas em ferro de proteção para os utilizadores da ponte. 

O projeto em apreço prevê, também, a requalificação das vias que constituirão o acesso à Ponte da Aliança, quer na parte da União das Freguesias de Tagilde e Vizela (S. Paio), nomeadamente a requalificação da Rua da Trancosa, entre o Edifício Porta de Ferro (com execução de rotunda) até à ponte existente (Ponte Nova), quer na parte da freguesia de Vizela (Santo Adrião), nomeadamente a requalificação da Rua de Bouçó em toda a sua extensão até à EN 101-3.

Partilhar