Escolas reabrem hoje com regras mais brandas


 As escolas reabrem esta segunda feira e o regresso dos alunos será acompanhado de novas medidas face à pandemia.

O encerramento de turmas, de escolas e zonas de estabelecimentos de ensino em situações de surtos de covid-19 deixou de estar previsto na nova versão do Referencial Escolas da Direção-Geral da Saúde (DGS).   



O QUE  MUDA

As crianças que tenham um contacto com um caso positivo de covid-19 na escola não ficam em isolamento — nem a turma;


Quando há um caso positivo na turma, os outros alunos devem fazer um teste até ao terceiro dia depois do último contacto com essa pessoa;


Só são considerados contactos de alto risco as crianças que vivam na mesma casa que alguém com covid-19 — e por isso não deve ir à escola.


No início do segundo período será realizada ainda uma ação de testagem nos estabelecimentos de ensino, que envolve toda a comunidade escolar, independentemente do seu estado vacinal, como medida complementar de quebras de cadeias de transmissão da doença e de proteção.

“Esta testagem faz-se sem prejuízo da realização futura de testes por motivo de investigação de casos, contactos e/ou surtos na comunidade escolar e sem compromisso do plano de vacinação em curso”, refere a DGS.

Um total de 306 mil pessoas, entre crianças, professores e funcionários escolares, foram vacinadas contra a covid-19 entre 6 e 9 de janeiro, tendo os menores recebido a primeira dose e os adultos a dose de reforço.

Partilhar