Hospital com equipa de Paliativos para os concelhos de Guimarães e Vizela


A equipa “Paliativos Consigo” para os concelhos de Vizela e Guimarães, funcionará de 2ª a 6ª feira, das 8h às 20h. Aos Sábados e Domingos, funcionará com um enfermeiro das 9 às 15h e um médico em regime de prevenção.

Hospital da Senhora da Oliveira Guimarães, cria Equipa Domiciliária de Cuidados Paliativos – Projeto “Paliativos Consigo” 


Desde a sua implementação em 2013, a Equipa Intra-Hospitalar de Suporte em Cuidados Paliativos (EIHSCP) do HSOG, tem vindo a acompanhar, cada vez mais, um maior número de doentes, quer no internamento, quer na consulta externa. Este incremento em termos de número fez com que percebesse que na continuidade de cuidados, nomeadamente ao nível do apoio no domicilio, subsistem lacunas que parecem importante serem colmatadas. Também no decurso da situação pandémica atual, verificou o HSO ainda mais a importância de manter cuidados no domicílio. 

Assim, passados estes 7 anos, e após a sedimentação dos processos, práticas e dinâmicas do trabalho da EIHSCP, procedeu-se à criação de um novo serviço de apoio à comunidade, com uma Equipa Domiciliária em Cuidados Paliativos, a prestar consultoria a todas as Equipas de Cuidados Continuados Integrados (ECCI), e a todas as equipas de saúde familiar, bem como manter o apoio e acompanhamento dos doentes referenciados pela EIHSCP, residentes nos concelhos de Guimarães e Vizela, que queiram permanecer no seu domicílio, independentemente da fase da doença. 

Segundo refere o Hospital  "O objetivo principal do projeto “Paliativos Consigo” é prestar cuidados especializados a doentes do foro paliativo no seu domicílio, nas várias fases da sua doença, incluindo fim de vida, através da implementação de planos individualizados, contribuindo para a humanização dos cuidados de saúde". 

Prosseguindo: "Assim iremos colmatar falhas assistenciais que subsistem ao nível do cuidado no domicílio bem como na articulação da EIHSCP do HSOG e os cuidados de saúde primários, ECCI, UCC, bem como outras entidades prestadores de cuidados na comunidade, tal como serviços de apoio domiciliário. 

Possibilitaremos desta forma a consolidação das equipas já existentes na comunidade em termos de conhecimentos para desenvolverem ações paliativas, através da formação destas e apoio em regime de consultadoria às mesmas". 

 

 Os doentes acompanhados pela equipa “Paliativos Consigo” serão maiores de 18 anos, portadores de sintomas/problemas intensos ou incapacitantes resultantes de doença incurável, avançada e progressiva, sem resposta aceitável à terapêutica curativa e/ou em sofrimento, bem como as suas famílias. 

A EDCP funcionará segundo um modelo colaborativo e integrado, plenamente integrada no Serviço Nacional de Saúde (SNS). Esta equipa ocupar-se-á dos doentes com necessidades mais complexas, da formação e investigação em CP. Doentes de complexidade moderada a baixa, são acompanhados pelo seu médico e enfermeiro de família, pelas equipas/unidades da RNCCI ou outras equipas, assegurando a Abordagem Paliativa adequada às suas necessidades, com consultoria da EDCP. 

Assim, a EDCP será uma equipa de Suporte, gestora de caso, de assistência domiciliária, de consultadoria e assessoria em articulação com os médicos de família, recursos comunitários, ECCI e EIHSCP. Esta fornecerá consultadoria, formação, e assistência domiciliária através da referenciação feita pela equipa médica das ECCI, Cuidados de Saúde primários e UCC. 

Os casos referenciados por estas entidades serão triados pela EDPC, de acordo com os critérios de referenciação e grau de complexidade, sendo sempre dado feedback à equipa que solicita o acompanhamento. Após avaliação do caso, a EDCP poderá necessitar de manter o acompanhamento dos doentes em contexto domiciliário ou realizar apoio / consultadoria à equipa que solicita o acompanhamento. 


A equipa “Paliativos consigo” funcionará de 2ª a 6ª feira, das 8h às 20h. Aos Sábados e Domingos, funcionará com um enfermeiro das 9 às 15h e um médico em regime de prevenção. A equipa disporá de apoio telefónico diariamente das 9 às 20h. Assim, serão asseguradas as necessidades de avaliação dos doentes durante todos os dias da semana.  


A equipa “Paliativos consigo” pretende tratar doentes do foro de cuidados paliativos no seu domicílio e dar resposta às necessidades de controlo sintomático de forma célere, contribuído para a sua qualidade de vida e aumentando o seu nível de satisfação e das suas famílias. 

Uma equipa domiciliária de cuidados paliativos, assente em boas práticas e trabalhando em articulação com as ECCI e   Cuidados de Saúde primários, permitirá uma diminuição de custos, decorrente da diminuição dos dias de internamento destes doentes, e um aumento da capacidade de resposta efetiva e dirigida ao doente, família e suas necessidades. 

 

Partilhar