MANUEL MACHADO


Manuel Jesus de Ribeiro Machado, nasceu em Freamunde em 10-10-1944.

- É casado com Margarida Santos Abreu e pai de Carlos e Carla Abreu Machado.

- Aos 11 anos de idade foi morar para o Porto. 

- Começou a trabalhar com 11 anos no Porto recordando desse tempo contatos comercias com o famoso treinador José Maria Pedroto. Depois viveu em S. Mamede de Negrelos-S. Tirso e só depois em Vizela onde ainda reside. 

- Cumpriu vida militar em Angola durante 4 anos ente 1965-1969.

- Entrou para a Direcção do Futebol Clube de Vizela em 1976.

- Presidiu ao Futebol Clube de Vizela em dois mandatos (de um ano cada): em 1990 e 1991.

- Ocupou diversos cargos em sucessivas Direções do FCV nomeadamente a determinante tarefa de Chefe do Departamento de Futebol. 

- Na época 1977-1978 registou o seu primeiro título de camadas jovens enquanto dirigente do FCV, com os júniores a sagrarem-se campeões distritais e a subirem ao nacional da categoria. Foi desta equipa que saiu o primeiro internacional do FCV, o ponta de lança Salvador. 

- Na época 1981-1982 registou na sua carreira de dirigente o título de campeão nacional da III Divisão pelo FCV e consequente subida à II Divisão. 

- Em 1983-1984 foi influente na subida do FCV à I Divisão Nacional enquanto chefe de departamento de futebol. 

- Teve enorme ação na construção do estádio do FC Vizela no mandato de Abílio Correia Pimenta, empresário que incentivou a presidir ao Clube.

- Entrou como dirigente (vogal) da Associação de Futebol de Braga em 1994.

-  Exerceu cargos na AFB nos mandatos presidenciais de Mesquita Machado, Barros Moura e Carlos Coutada.

- Foi eleito vice-presidente da Associação de Futebol de Braga no mandato de Carlos Coutada em 2000 e por aí sucessivamente nos 15 anos de Coutada na AFB. Com a transferência deste para a Federação Portuguesa de Futebol assumiu o primeiro lugar da Direcção.

- Em 10 de maio de 2016 numa assembleia eleitoral muito participada, onde votaram 104 clubes filiados num universo de 199, Manuel Machado foi reconduzido na presidência da direcção da AF Braga para um mandato de quatro anos, de 2016-2020.

- Em 2020 a Associação de Futebol de Braga, presidida  Manuel Machado, foi condecorada pelo Município de Braga com uma Medalha de Mérito Municipal de Grau Ouro. A Medalha foi entregue pelo Presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio.

- Em 28 de Janeiro de 2021 foi reeleito Presidente da Associação de Futebol de Braga para o quadriénio 2021-2024.













Links relacionados 

Entrega de Medalha CM Braga

Reeleição AF Braga

Mensagem de Manuel Machado 

Seis clubes na I Liga da AFB

Partilhar