Grupo de Jovens de Infias cinco anos a praticar o bem

 

Realizaram-se ontem as comemorações do 5⁰ aniversário da Associação Juvenil e Pastoral Grupo de Jovens de Infias,

que contou com a presença de vários convidados entre os quais o executivo da Junta de Freguesia, Câmara Municipal de Vizela representada pelo vereador da juventude Nuno Faria, escuteiros de Infias e a menina Maria Leonor, o novo caso que este grupo abraçou para ajudar na aquisição de uma cadeira de rodas.


Para abrilhantar este aniversário esteve o Grupo Infanto Juvenil de Esporões que dinamizou a Eucaristia e depois pelas 15h0 proporcionou um magnífico concerto para todos os presentes.A festa terminou com o cantar os parabéns e oferta de bolo para todos os presentes.

DISCURSO DE NELSON LEITE

PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA



Apesar do Grupo de Jovens de Infias existir há vários anos ao serviço da igreja, foi há 5 anos que demos início a um novo projeto em criar uma associação juvenil que hoje estamos aqui a comemorar. 

A constituição desta associação tem sido para nós uma mais valia, não apenas a nível religioso, mas principalmente a nível solidário e cultural.

Mas é especialmente a nível solidário que mais nos destacamos, principalmente com a nossa loja social que, directamente ou indirectamente ajudamos ao longo dos 5 anos de existência.  Foram muitos os casos que normalmente não contabilizamos porque para nós o mais importante é ajudar e não contabilizar. Mas só para ter um pouco a noção do nosso trabalho que nem sempre divulgamos, só este ano que mal começou ajudamos 17 famílias de todo o concelho com bens alimentares, brinquedos e vestuário, fizemos uma doação a uma instituição de Fermentões para ajudar uma família, ajudamos uma família de São Paio com artigos de bebé, doamos diversos artigos de vestuário, principalmente pijamas ao hospital de Riba d'Ave, ainda esta semana fizemos também uma grande doação de diversos artigos para um grupo de voluntários em Guimarães que estão a trabalhar com refugiados e por fim temos já preparado no salão paroquial cerca de 100 caixas de vestuário e brinquedos para enviar para a escola secundária de Vizela que está a organizar uma campanha para Guiné Bissau. 


De salientar também o novo caso que abraçamos esta semana em angariação de tampinhas para ajudar a menina Maria Leonor, que hoje se encontra aqui presente.

Temos também aumentado as nossas parcerias, com diversas instituições, seja do nosso concelho ou dos concelhos vizinhos e na próxima quarta-feira vamos reunir aqui em Infias com o nosso arcipreste Padre Samuel e um diácono, para trabalhar numa nova parceria com a Cáritas e criar uma rede de contactos e inter-ajuda em todo o arciprestado de Guimarães-Vizela.

Mas há um assunto importante que queremos também trabalhar com todas estas instituições, juntas de freguesia e camara, porque surgem muitas vezes casos que na realidade não necessitam de ajuda com géneros mas sim de ajuda a nível psicológico pois ultimamente tivemos que dizer não a alguns casos e este não, é para que estas pessoas reflitam e lutem para uma vida melhor e não se deixar levar no facilitismo, onde os bens necessários para sobreviver chegam a casa e por isso não se esforçam em procurar um trabalho ou uma solução para melhorar a sua vida. Queremos e estamos disponíveis para colaborar com todos nesta educação de pobres em espírito.

Mas a nossa associação não vive só de solidariedade, mas também da cultura que queremos dar à nossa comunidade, e hoje foi um desses momentos que oferecemos este concerto a todos vocês. Mas já estamos a trabalhar num grande evento, será o primeiro grande evento pós pandemia que vamos deixar já o convite a todos, no dia 27 de março, vamos realizar a Festa da Primavera com uma tarde cheia de música que em breve iremos divulgar. 

Pois bem merecemos e temos saudades de uma boa festa após estes dois anos tão difíceis para todos nós, mas para nós associação, foram dois anos de intenso trabalho, porque principalmente no ano passado, nunca recebemos tantos donativos, mas também pedidos de ajuda.

Por fim e porque somos uma associação de jovens cristãos, nunca esquecemos os nossos compromissos religiosos e em breve vamos também trabalhar na preparação para a via sacra.

Não somos só nós que estamos de parabéns, mas sim todos que nos apoiam e é para vocês que proporcionamos esta festa.

E agora de forma de agradecimento aos que estão sempre disponíveis, para colaborar connosco, queremos entregar uma pequena lembrança aos Escuteiros, junta de freguesia, camara municipal, padre Rosas e grupo Infanto-juvenil de Esporões. NL



Partilhar