Se Rui Rio vencesse iria penalizar Vizela


Afirmação de Victor Hugo Salgado na reunião municipal de hoje onde o tema eleições foi apresentado pelo vereador Jorge Pedrosa. 

A reunião desta terça-feira da Câmara Municipal de Vizela começou com uma intervenção do vereador da oposição PSD fazendo um balanço ao ato eleitoral de domingo.



Jorge Pedrosa referiu que não era o resultado que desejava "mas atendendo a que o sr. Presidente da Câmara disse que esta era a melhor solução para o concelho de Vizela,  eu espero que  assim seja e dentro do que  me for possível fazer pode contar comigo pois só sei estar na política pela positiva.  Estou em crer que  se ganhasse o PSD, Vizela também seria bem tratada e eu estaria na primeira linha para puxar o mais possível para o nosso  Concelho" - disse.


Victor Hugo Salgado referiu que por norma  não costuma nem gosta de comentar assuntos partidários e eleitorais nas reuniões da Câmara "mas já que o sr. Vereador Jorge Pedrosa trouxe este tema, permita que lhe diga que fiquei feliz pelo desfecho  eleitoral mas também porque as eleições correram muito bem no nosso  Concelho  apesar de ser um dos mais infetados com a covid-19, não houve qualquer problema e apesar disso a abstenção reduziu".
Prosseguindo: "Não tenho dúvidas que em caso de uma vitória do PSD poderíamos contar com o Dr. Jorge Pedrosa como um bom interlocutor mas conhecendo eu o Dr. Rui Rio como conheço, sabendo como reage a quem é do contra, e sendo este o 4⁰ concelho mais socialista do País, seríamos muito penalizados por ele certamente".

BOM RELACIONAMENTO COM O GOVERNO PS 

Continuando: "Tivemos (no PS) aqui no concelho uma vitória clara, subimos de 46 para 55% e alcançamos mais 1900 votos em relação às últimas eleições.
Quero ainda dizer que este foi um processo eleitoral desnecessário, negativo para as autarquias, pois os 52 mil milhões de euros que há para distribuir de fundos comunitários serão  retardados. Já podíamos estar a fazer obras se o Orçamentode Estado tivesse passado. Temos os projectos preparados em relação aquilo que anunciamos mas estas eleições vieram atrasar tudo, eram completamente desnecessárias.
Por isso com satisfação pela vitória do PS, porque  o governo socialista esteve  connosco...foram 10 milhões de euros em obras provenientes do Governo Central, socialista, que Vizela alcançou, verba que ainda pode subir.
Resumindo, estávamos mais avançados se não houvesse estas eleições, tivemos uma boa relação com o Governo PS e não tenho dúvidas que continuaremos a trabalhar bem com o próximo governo socialista" - disse o Presidente da Câmara.

OBRAS NA CÂMARA NO ÚLTIMO PISO QUE ESTÁ DEVOLUTO DESDE A INAUGURAÇÃO 

Entrando na ordem de trabalhos os autarcas vizelenses abordaram as obras em curso na Câmara, como a criação de novos gabinetes no último piso ainda devoluto, as infiltrações do telhado e finalização do auditório.
Em observação a Jorge Pedrosa, Victor Hugo Salgado referiu que grande parte das obras estão a ser executadas por funcionários do Município, ficando assim isentas de procedimentos, sendo apenas aberto um concurso público para o auditório municipal na ordem dos 200 mil euros.  O presidente acredita que  se houver candidatos (empresas de construção  civil) o auditório possa estar pronto dentro de meio ano, mas colocou reservas devido à falta de mão de obra na construção civil.
Victor Hugo salientou que nada é  feito pela CMV sem cumprir os pressupostos legais. Acrescentou ainda que  os problemas com a legalização do edifício registados noutros mandatos está devidamente ultrapassado e que as obras em curso vão evitar a falta de espaços que existe hoje nos Paços do Concelho.

ILUMINAÇÃO PÚBLICA
Na reunião foi abordado ainda a compra de um terreno à paróquia de S. João das Caldas para aumentar o Recreio da Escola Básica Joaquim Pinto, da iluminação Led que vai chegar a todas as artérias da cidade com a colocação de luminárias led e postes novos; foi abordada ainda novas formas de reforçar e acelerar  o processo de contratação da habitação social para os mais carenciados, o apoio aos jovens casais através do cheque-bebé,  a comparticipação do Município com a Vimagua (36 mil euros).
Entre outros pontos.
Com exceção do tema "Habitação Social"  onde o PSD se absteve, todos os pontos foram da agenda foram aprovados por unanimidade com alguns a serem posteriormente discutidos e votados na próxima assembleia municipal.
Na reunião (via online) participaram Victor Hugo Salgado, os vereadores Agostinho Freitas, Arnaldo Sousa, Nuno Faria, Jorge Pedrosa, Anabela Oliveira e Rui Ferreira sendo a mesma secretariada por Ana Silva.

Partilhar