Alunos da CIM do Ave vencedores nacionais das Olimpíadas de Educação Financeira


De Vizela: a turma 3.º F da Escola Básica dos Enxertos que obteve no escalão 1.º ciclo – 3.º e 4.º ano, a melhor pontuação entre todas as turmas deste concelho que estiveram em competição e a turma 5.ºB da Escola Básica e Secundária de Ínfias, foi também vencedora municipal, mas no escalão do 2.º ciclo.

Duas turmas da CIM do Ave estão entre as grandes vencedoras das Olimpíadas de 

Educação Financeira, uma competição interescolas, onde mais de 13 mil crianças e jovens puderam participar. Os alunos foram desafiados a responder a 60 questões sobre temas de literacia financeira, que estão a abordar no projeto educativo “No Poupar Está o Ganho”.

Entre os vencedores nacionais das Olimpíadas de Educação Financeira, está o 5.º 3 da Escola Básica de Gondifelos, em Vila Nova de Famalicão, que se destacou por alcançar a melhor pontuação de todas as turmas do 2.º ciclo que integraram a competição. O 8.º C da Escola Básica Arquiteto Fernando Távora, em Guimarães, alcançou o mesmo galardão ao nível do escalão do 3.º ciclo do ensino básico. 

Foram ainda apurados vencedores a nível municipal, por obterem o melhor resultado, no respetivo escalão, entre todos os participantes do mesmo concelho: 

- Cabeceiras de Basto: a turma 3.º R7 da Escola Básica Padre Dr. Joaquim Santos, alcançou a melhor pontuação no escalão 1.º ciclo – 3.º e 4.º ano. 

- Fafe: a turma 11.º O da Escola Secundára de Fafe, no escalão secundário; 

- Guimarães: No 1.º e 2.º ano do 1.º ciclo, a vitória coube ao 1.º ano da Escola Básica de Cruz de Argola, enquanto que no 3.º e 4.º ano se destacou o 4.º ano da Escola Básica de Vieite. O 5.º ano da Escola Básica do Vale de São Trocato venceu no escalão do 2.º ciclo e o 10.º SE1 da Escola Secundária Martins Sarmento obteve a melhor pontuação do Ensino Secundário também a nível municipal. 

- Mondim de Basto: a turma 8.º C da Escola Básica e Secundária de Mondim de Basto (3º. Ciclo); 

- Póvoa de Lanhoso: no escalão do 3.º ciclo, a turma 7.º E da Escola Secundária; 

- Famalicão: a turma 8.º C da Escola Básica de Pedome venceu a nível municipal, no escalão do 3.º ciclo 

- Vizela: a turma 3.º F da Escola Básica dos Enxertos que obteve no escalão 1.º ciclo – 3.º e 4.º ano, a melhor pontuação entre todas as turmas deste concelho que estiveram em competição e a turma 5.ºB da Escola Básica e Secundária de Ínfias, foi também vencedora municipal, mas no escalão do 2.º ciclo.

As Olimpíadas de Educação Financeira, promovidas pela Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, puseram à prova, através de um quiz digital, conhecimentos sobre áreas como planeamento e gestão do orçamento, sistemas e produtos financeiros, poupança, ética, direitos e deveres e ainda economia circular. Temas que fazem parte do projeto educativo “No Poupar Está o Ganho” que junta, só neste ano letivo, mais de 650 turmas. Este projeto de educação financeira está a ser implementado na CIM do Ave, através de uma parceria com a Fundação Dr. António Cupertino de Miranda. No site do programa são propostos às turmas conteúdos, atividades e desafios didáticos que podem ser implementados ao longo de todo o ano letivo.

Partilhar