Autocarro parte de Guimarães para transportar refugiados ucranianos

Viagem será acompanhada por técnicos da Proteção Civil. Iniciativa da Câmara de Guimarães em articulação com a CIM do Ave e com o apoio da empresa Mundifios.

A Câmara Municipal de Guimarães, através da Rede de Solidariedade


que engloba um vasto conjunto de parceiros, e ainda em articulação com a CIM do Ave, enviou esta sexta-feira, 11 de março, um autocarro para o transporte de pessoas vulneráveis no conflito da Ucrânia, que estão já referenciadas numa das zonas de conflito.

Além dos bens alimentares e essenciais para corresponder às necessidades dos cidadãos ucranianos que vêm para Portugal, nesta viagem está ainda uma equipa com técnicos de Proteção Civil com formação na área de saúde de e primeiros socorros a fim de conferir todas as condições de segurança e bem-estar.

Esta iniciativa contou com o apoio da empresa Mundifios, ao assumir as despesas do autocarro, e ainda do Lions Clube de Guimarães que se associaram a esta onda de solidariedade e que tem sido bem expressa pela comunidade.


Desde que despoletou a guerra na Ucrânia, a Câmara Municipal de Guimarães está em articulação com as organizações locais, nomeadamente as Juntas de Freguesia, empresas e instituições a fim de apoiar com a recolha e entrega de bens, assim como a logística para acolher refugiados deste conflito.

Está disponível uma Linha de Apoio (967 360 661) assim como o e-mail: pelapaznaucrania@cm-guimaraes.pt, onde devem ser esclarecidas todas as dúvidas dos cidadãos que pretendam manifestar a respetiva solidariedade a favor das pessoas vulneráveis no conflito da Ucrânia. 


Partilhar