Câmara presta homenagem à Comunicação Social que acompanhou luta pelo concelho

A Câmara Municipal de Vizela vai prestar este sábado (19) uma homenagem aos jornalistas e à liberdade de expressão, através de construção de um monumento de homenagem àqueles que foram uma das armas mais relevantes com que o povo de Vizela contou para tornar inteligível ao país a sua luta autonómica.

"A comunicação social nacional e local evidenciou uma história longa e rica em acontecimentos de profundo sentido, que culminaram no triunfo resplandecente de um povo que nunca aceitou desistir da sua emancipação, tendo contribuído de forma inequívoca para dar visibilidade à causa vizelense de luta pela autonomia administrativa que é, sem dúvida, aquela que mais identifica os vizelenses: lutadores, apaixonados e orgulhosos de pertencer à sua terra." - refere a CMV.

Assim, este sábado, 19 de março, às 10.30h, a Câmara Municipal de Vizela vai inaugurar o Monumento de Homenagem aos Jornalistas e à Liberdade de Expressão, o qual ficará situado na ligação entre a Praça da República e a Avenida Abade Tagilde.

"RECADO DE VIZELA"

Se o jornalista volta sempre ao local da notícia, Vizela vai ser a nossa manchete. Memória viva de uma experiência marcante, é num grito plural que escrevemos esta reportagem colectiva. E porque jornalistas de corpo inteiro ali nos sentimos, aqui importa disso dar testemunho. É difícil dizer o orgulho ferido de um povo; é difícil desenhar as raízes do desencanto; é difícil, enfim, virar costas à classe política...

Mas Vizela falou e nós ouvimos o coração aberto das gentes que gritavam: jornalista amigo, o povo está contigo...

Raras vezes nós vimos tanta gente de tantas cores dizer tanta coisa comum. Nunca nenhum de nós tinha sentido o pulsar das fontes de informação na esquina da rua, de forma tão fiel...

Nunca nenhum de nós tinha ouvido gritar num só coro que nos jorna­listas não se bate. E por isso nenhum de nós se fechou dentro de si próprio. Profissionais do mesmo ofício, trabalhamos em comum, assumindo por contágio a alegria da festa colectiva. Sem perder a identidade nem retrair o pensamento, sentimos que na diferença está aquilo que nos une.

E mesmo que nos separem alfaias de outros ofícios, em Vizela encontraremos a grande razão de ser da profissão que escolhemos...”

Os jornalistas: Carlos Magno, Lurdes Feio, Afonso Camões, Leonor Moreira, Rogério Gomes, Margarida Santos, António Lage, Miguel Dimas, Jorge Moreira, Horário da Fonseca, Fernanda Seixas, A. Pereira de Sousa, Alfredo Mourão, Bruno Neves, Luís Humberto Marcos

Texto do 1º Congresso dos Jornalistas Portugueses –  janeiro de 1983


Partilhar