Dois novos ministros conhecidos de Vizela 


Ana Abrunhosa e José Luís Carneiro foram, até hoje, os políticos externos que Vizela mais vezes teve por perto.


Ana Abrunhosa
, que  vai continuar com o mesmo cargo no novo Governo, foi homenageada no passado dia 19 de março pela Câmara Municipal de Vizela (ver vídeos) autarquia liderada por Victor Hugo Salgado. 


José Luís Carneiro teve em Vizela o ponto alto da sua campanha como cabeça de lista pelo PS


do distrito Braga nas últimas eleições autárquicas ao ponto de visitar em campanha várias vezes (ver vídeos) a este concelho e aqui ter decorrido o almoço de encerramento da campanha eleitoral antes da sua vitória (Braga elegeu mais um deputado em relação às eleições anteriores) no distrito.


José Luis Carneiro, natural de Baião, vai assumir uma das pastas mais difíceis do Governo, bastará recordar,


por exemplo, em relação ao anterior ministro Eduardo Cabrita, as polémicas (dos incêndios de Pedrogão Grande), um acidente e outros casos que levaram ao pedido de demissão do ministro da Administração Interna. 

Ana Abrunhosa, caiu no coração dos vizelenses e é uma espécie de nova Rainha de Vizela. 


SÃO 17 MINISTROS

A lista dos 17 ministros já foi publicada no site oficial da Presidência da República, sendo por isso oficial.

Falta agora conhecer os secretários de Estado do novo Executivo, cuja tomada de posse deverá acontecer na próxima semana, a 30 de março.

Eis a lista:

Primeiro-Ministro

ANTÓNIO LUÍS SANTOS DA COSTA

Ministra da Presidência

MARIANA GUIMARÃES VIEIRA DA SILVA

Ministro dos Negócios Estrangeiros

JOÃO TITTERINGTON GOMES CRAVINHO

Ministra da Defesa Nacional

MARIA HELENA CHAVES CARREIRAS

Ministro da Administração Interna

JOSÉ LUÍS PEREIRA CARNEIRO

Ministra da Justiça

CATARINA TERESA ROLA SARMENTO E CASTRO

Ministro das Finanças

FERNANDO MEDINA MACIEL ALMEIDA CORREIA

Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares

ANA CATARINA VEIGA DOS SANTOS MENDONÇA MENDES

Ministro da Economia e do Mar

ANTÓNIO JOSÉ DA COSTA SILVA

Ministro da Cultura

PEDRO ADÃO E SILVA CARDOSO PEREIRA

Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

ELVIRA MARIA CORREIA FORTUNATO

Ministro da Educação

JOÃO MIGUEL MARQUES DA COSTA

Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social

ANA MANUEL JERÓNIMO LOPES CORREIA MENDES GODINHO

Ministra da Saúde

MARTA ALEXANDRA FARTURA BRAGA TEMIDO DE ALMEIDA SIMÕES

Ministro do Ambiente e da Ação Climática

JOSÉ DUARTE PITEIRA RICA SILVESTRE CORDEIRO

Ministro das Infraestruturas e da Habitação

PEDRO NUNO DE OLIVEIRA SANTOS

Ministra da Coesão Territorial

ANA MARIA PEREIRA ABRUNHOSA TRIGUEIROS DE ARAGÃO

Ministra da Agricultura e da Alimentação

MARIA DO CÉU DE OLIVEIRA ANTUNES


ANA ABRUNHOSA 

Nasceu em Angola, em 1970.

Licenciada em Economia, mestre em Economia, e doutorada em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. É docente da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, desde 1995, onde tem lecionado diversas disciplinas, como Introdução à Economia, Microeconomia I, Economia Regional, Economia Europeia, Introdução à Gestão, Seminário Gestão da inovação, entre outras. Colabora regularmente com outras Faculdades da Universidade de Coimbra.


Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) de maio de 2014 a outubro 2019. 

Presidente da Comissão Diretiva do Programa Operacional Regional do Centro de maio de 2014 a outubro de 2019. 


Presidente do Comité de Investimento do Instrumento Financeiro para a Reabilitação e Revitalização Urbanas (IFRRU 2020) desde junho de 2016 até outubro de 2019.

Presidente do Conselho Geral do Fundo de Dívida & Garantias, da Instituição Financeira de Desenvolvimento (IFD), de julho de 2017 a dezembro de 2018.


Presidente do Conselho Geral do Fundo de Capital & Quase-Capital, da IFD, desde janeiro de 2019 até outubro de 2019. 

Presidente da Comunidade de Trabalho EUROACE (Centro, Alentejo e Extremadura) e da Eurorregião desde junho de 2018 até outubro de 2019. 

Foi Vogal Executiva da Comissão Diretiva do Programa Operacional Regional do Centro - Mais Centro de fevereiro de 2010 a maio de 2014.

Foi Vice-Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, sendo responsável pelas áreas do Desenvolvimento Regional, do Apoio Jurídico e à Administração Local e da Comunicação, Gestão Administrativa e Financeira, entre 2008 e 2010).

Iniciou a sua atividade profissional na empresa Ernst & Young na área de auditoria, onde trabalhou desde julho de 1994 a outubro de 1995.

Foi investigadora do Centro de Estudos Sociais, da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. 

Publicou diversos artigos em revistas e livros nacionais e internacionais, essencialmente sobre desenvolvimento regional e economia e gestão da inovação.


JOSÉ LUIS CARNEIRO 

Atual secretário-geral adjunto do PS está de regresso ao Governo, para o lugar da Administração Interna, depois de já ter ter sido secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, entre 2015 e 2019. José Luís Pereira Carneiro tem 50 anos e é natural de Baião, onde foi presidente da Câmara entre 2005 e 2015, até sair para a Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas.

É docente universitário na Universidade Lusíada e no Instituto de Ciências da Informação e Administração de Aveiro, mas tem as funções suspensas há vários anos. É licenciado em Relações Internacionais pela Universidade Lusíada do Porto, concluiu o Mestrado em Estudos Africanos no Instituto Social de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa e não concluiu o doutoramento em Ciência Política e Administração.

Nos últimos dois anos foi deputado do PS, eleito pelo círculo eleitoral do Porto, tendo sido o eleito de António Costa para secretário-geral adjunto do PS, o que lhe deu protagonismo dentro do partido. Nas últimas eleições de 30 de janeiro encabeçou a lista de Braga, pela qual foi eleito. No Porto, também chegou a ser presidente da Federação Distrital do PS. 

Agora, assume uma das pastas mais difíceis de qualquer Governo. 

Os últimos dois ministros da Administração Interna foram Francisca Van Dunem, que ainda está em funções, e Eduardo Cabrita, que acabou por demitir-se na sequência do acidente de viação envolvendo o seu carro de serviço que matou um trabalhador na A6. 

Partilhar