As crianças são o melhor do mundo


A Duodifusão, Centro Formação Profissional de Vizela, com sede na rua da Rechã ou Pera Longa em S. Miguel das Caldas, a convite  da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Vizela, aderiu à campanha "Laço Azul". 


Esta campanha, anualmente promovida em abril -mês da Prevenção dos Maus Tratos na infância - desafia à elaboração de um enorme Laço Azul.  Em Vizela o desafio foi lançado à turma de Educação e Formação de Adultos -Técnico/a Ação Educativa, que de forma criativa, elaborou um laço de borboletas azuis que espalharam pelos locais de acesso às salas de aulas e entrada do estabelecimento de ensino e cuja simbologia representa a transformação e a liberdade. 

A turma elaborou também um cartaz com a história que originou a campanha e afixou mensagens alusivas ao tema no interior e exterior da escola de formação. 


A mensagem que esta campanha apresenta deixa a toda a comunidade da escola uma reflexão sobre os cuidados que todos/as devem ter na educação e atenção das crianças e jovens.

"SEREI O QUE ME DERES...QUE SEJA AMOR"💙 - pode-se ler num dístico. 

CPCJ

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens  de Vizela, instalada na Praça do Município, n.º 522, foi criada no ano de 2001, pela Portaria n.º 1457/2001, 28 de Dezembro, com o objetivo de promover os direitos das crianças e dos jovens do concelho, bem como protegê-los de situações de perigo, de forma a garantir o seu bem-estar e desenvolvimento integral.

À semelhança de todas as Comissões de Proteção de Crianças e Jovens existentes no país, a CPCJ de Vizela corresponde a uma entidade oficial, não judiciária, com autonomia funcional, de composição plural partilhada por entidades públicas e privadas com competência na área da infância e juventude.

A intervenção da Comissão tem lugar quando uma criança ou jovem se encontra em perigo. Considera-se uma criança ou jovem em situação de perigo quando “os pais, o representante legal ou quem tenha a guarda de facto ponham em perigo a sua segurança, saúde, formação, educação ou desenvolvimento, ou quando esse perigo resulte de ação ou omissão de terceiros ou da própria criança ou do jovem a que aqueles não se oponham de modo adequado a removê-lo” (Lei n.º147/99, de 1 de Setembro, art.º 3, n.º1).

Composição

De acordo com a Lei n.º 147/99, de 1 de Setembro, as CPCJ devem ser compostas por uma equipa de profissionais de várias áreas provenientes de diversas entidades e instituições do concelho. Como tal, em Vizela a Comissão é constituída da seguinte forma:

1 Representante do Município;
1 Representante da Segurança Social;
1 Representante dos Serviços do Ministério da Educação e Ciência;
1 Representante dos Serviços de Saúde;
1 Representante das IPSS (carácter não institucional);
1 Representante das IPSS (carácter institucional);
1 Representante das Associações de Pais;
1 Representante de associações ou organizações que desenvolvam atividades desportivas, culturais ou recreativas destinadas a crianças e jovens;
1 Representante dos Serviços de Juventude;
1 Representante das Forças de Segurança;
4 Cidadãos eleitores;
Outros técnicos cooptados que revelam especial interesse pelos problemas da infância e da juventude.

Os membros da CPCJ de Vizela têm o objetivo comum de atuar em função do superior interesse da criança e do jovem, o que pode ser entendido como o direito do menor ao desenvolvimento são e normal nos planos físico, intelectual, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade.

Todos os elementos que já integraram ou que integram atualmente esta Comissão, sempre desenvolveram um trabalho de responsabilidade, empenho e dedicação junto de famílias com crianças e/ou jovens em situação de perigo, tendo presente a noção de que “o que se faz agora com as crianças é o que elas farão depois com a sociedade” (Karl Mannheim).

DIA ABERTO NA DUODIFUSÃO 

Dia Aberto na Duodifusão em Vizela, na segunda feira, dia 11. Atividade aberta a toda a comunidade escolar.

Na próxima segunda-feira, a Duodifusão irá desenvolver uma atividade aberta à comunidade, que envolve o projeto transdisciplinar com a temática "Orientação Sexual" que está a ser desenvolvido pela turma de Técnico/a Comercial 1/2019. 

Esta atividade decorrerá entre as 14:00 e as 16:00 H. Durante o resto do dia, entre as 9:00 H e as 18:00 H qualquer jovem/encarregado de educação, poderá visitar as instalações da Duodifusão.

Esta iniciativa visa abrir as portas da Duodifusão a toda a comunidade de forma a permitir que os jovens e seus encarregados de educação tenham a oportunidade de conhecer esta entidade escolar.

Partilhar