Campeonato do Minho de BTT


Guimarães acolhe no próximo dia 24 de abril o 9.º BTT XCO Centro de Ciclismo do Minho, terceira prova do Campeonato do Minho de BTT XCO - POPP Agency. Organizado pela Associação de Ciclismo do Minho e pelo Município de Guimarães, o 9.º BTT XCO Centro de Ciclismo do Minho realiza-se em Souto Santa Maria, em Guimarães, destinando-se às categorias de escolas e competição.

A iniciatica arrancará às 10h00 com as atividades para os pupilos/benjamins e iniciados, realizando-se a partir das 11 horas as atividades para os infantis e juvenis. A cerimónia protocolar dos escalões de escolas está marcada para as 12 horas.

Após um período de treinos para as categorias de competição, pelas 13 horas começam as corridas de cadetes, femininas e paraciclismo. Às 14h30 terá início a última prova do dia, destinada aos elites, juniores e masters. A cerimónia protocolar está marcara para as 16 horas.

O 9º BTT XCO de Centro Ciclismo do Minho tem o apoio do Município de Guimarães, União das Freguesias de Souto Santa Maria, Souto São Salvador e Gondomar, Federação Portuguesa de Ciclismo, Cision, POPP Agency, Arrecadações da Quintã, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, SEG 3 - Mediação de Seguros, Bike - Tudo sobre o mundo do BTT e Cuidar Mais - Clínica Médica e Fisioterapia.

O Centro de Ciclismo do Minho – Guimarães (Souto Santa Maria), cuja segunda fase foi inagurada a 6 de julho de 2018, integra o primeiro circuito permanente de BTT XCO da região norte do País, estando localizado no Parque Desportivo de Souto Santa Maria (Rua Dona Josefa Amaral Freitas, 4800-257 Santa Maria de Souto, Guimarães - GPS: 41.519503,-8.291169).

Homologado pela Federação Portuguesa de Ciclismo, o circuito permanente de BTT obteve reconhecimento internacional ao acolher em 2018, com assinalável êxito, a prova de Cross Country Olímpico dos Campeonatos do Mundo de Ciclismo Universitário que decorreram no distrito de Braga. Além de ser utilizado por praticantes informais de ciclismo, o Centro de Ciclismo do Minho - Souto Santa Maria (Guimarães) é regularmente escolhido por atletas de competição para a realização de treinos.

Eleito para ser o palco do Campeonato Nacional de BTT Cross Country Olímpico de 2019, o Centro de Ciclismo do Minho foi desenvolvido em parceria pela Associação de Ciclismo do Minho, Câmara Municipal de Guimarães e a União das Freguesias de Souto Santa Maria, Souto São Salvador e Gondomar, em concertação com a Federação Portuguesa de Ciclismo, compreendo trajetos em circuito de diversas dificuldades (fácil, acessível, difícil e muito difícil), procurando-se corresponder às diferentes faixas etárias dos praticantes, características, nível de desenvolvimento técnico e físico e motivações.

Recorde-se que Pedro Vigário, Selecionador Nacional de BTT que inclui no palmarés a conquista de Campeonatos do Mundo e da Europa de XCM e brilhantes prestações nas provas de XCO nos Jogos Olímpicos, Taças do Mundo e Campeonatos do Mundo, considerou aquando da inauguração do projeto que “o Centro de Ciclismo do Minho reveste-se de importância fundamental, não só sob o ponto de vista de uma infraestrutura de alta qualidade que serve de apoio à alta competição, mas também pela sua disponibilidade para a população em geral, em especial a comunidade do BTT (cada vez mais alargada) que desta forma, usufrui de um espaço com todas as condições e valências para a prática do BTT de forma tranquila e segura, sem deixar de ser desafiante e numa envolvência de grande beleza natural”.

Partilhar