Vizela presente na solidariedade ao Comandante Arnaut

 

Cerca de 200 comandantes, ou elementos do comando, de corporações de bombeiros de todo o país entre eles o comandante dos bombeiros Voluntários de Vizela, Paulo Félix, juntaram-se, esta manhã, à porta do Tribunal de Leiria, num gesto de solidariedade para com Augusto Arnaut,

comandante dos Bombeiros Voluntários de Pedrógão Grande e arguido no processo das mortes dos incêndios de 17 de junho de 2017 conforme foi noticiado ontem pelo ddV. O Ministério Público pede 5 anos de prisão para o comandante de Pedrógão Grande.
PAULO FÉLIX

O Jornal de Notícias escreveque Os bombeiros alinharam-se em duas filas, numa espécie de "guarda de honra" com cerca de 200 pessoas, entre comandantes e elementos de comando, para receberem Augusto Arnaut à chegada ao tribunal de Leiria, cerca das 9.20 horas desta terça-feira de manhã. Em silêncio, fizeram continência a Arnaut, que passou também calado. No fim, virou-se e disse "obrigado".

O gesto de apoio será repetido à saída do tribunal, quando as alegações da advogada Filomena Girão forem interrompidas para a hora de almoço.

Luís M. Cunha, diretor da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Pedrógão Grande (AHBVPG) e mentor da iniciativa de apoio a Arnaut, revelou ao JN que os comandantes concentraram-se, às 8 horas, nos Sapadores de Leiria, e deslocaram-se a pé até ao Tribunal de Leiria, em formação de dois elementos.

NOTÍCIA E FOTO JN

Entrega simbólica das chaves

O diretor da AHBVPG adiantou que têm a confirmação da presença de três comandantes de corporações de bombeiros dos Açores e de um de Viana do Castelo. Deverão ainda estar presentes os 25 comandantes dos bombeiros do distrito de Leiria, alguns dos quais foram ouvidos durante o julgamento.

"Exaltámos os comandantes a também estarem presentes na leitura do acórdão e a fazerem a entrega simbólica das chaves das associações, caso o comandante Arnaut seja condenado", avançou ao JN Luís M. Cunha. Se assim for, sublinhou que a associação terá de fechar as portas, pois não tem dinheiro para pagar os pedidos de indemnização, superiores a um milhão de euros.

Esta tomada de posição em solidariedade com o comandante dos Bombeiros de Pedrógão Grande surgiu após o Ministério Público ter pedido a condenação de Augusto Arnaut numa pena superior a cinco anos, durante as alegações finais. "Os bombeiros portugueses acabaram de levar mais uma machadada na sua vontade de ajudar a salvar vidas e bens do próximo", lê-se num ofício da AHBVPG, partilhado nas redes sociais.

O documento acusa o Ministério Público de uma "total falta de honestidade intelectual no conteúdo e na forma como pede a condenação de um homem que se disponibiliza a dar o melhor de si em prol do outro". Pede, por isso, a todos os comandantes de bombeiros do país para demonstrarem a sua solidariedade para com o comandante Arnaut, de uma "forma ordeira e disciplinada", à porta do tribunal. "Hoje é ele, mas amanhã poderá ser um outro qualquer."

Comando Nacional de Bombeiros

A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) também manifestou o seu apoio ao comandante de Pedrógão Grande, em comunicado. "A LBP assume a convicção de que, caso já estivesse instalado o Comando Nacional de Bombeiros, nem o comandante Arnaut estaria na posição em que está, nem o próprio comando deixaria de chamar a Proteção Civil a assumir as responsabilidades de que agora se tem alheado." jn

Partilhar