Cassiano diga 33

Cassiano Dias Moreira,  jogador brasileiro Futebol Clube de Vizela há duas épocas consecutivas faz hoje 33 anos.
Pelo Vizela já se sabe tudo: que foi o melhor marcador da II Liga em 2020-2021, que foi importantíssimo na ascenção deste clube à I Liga e na sua manutenção e que bateu o recorde de golos que pertencia a Pita em 1984-1985, que marcou pelo Vizela ao Poryo, ao Vitória e na Luz ao Benfica o golo do empate (1-1) naquele que foi o primeiro ponto conquistado pelo Vizela na casa de um grande; que é o animador principal do balneário (como reconhece o treinador Álvaro Pacheco), que os adeptos vizelenses vêem nele um ídolo e até lhe fizeram uma canção e que de momento, e mais uma vez  se fala, que poderá rumar para o estrangeiro seja o Irão, Turquia ou outro País qualquer. Para já Cassiano é vizelense e tem mais um ano de contrato e está hoje de parabéns completando a denominada idade de Cristo (33) mais dez anos que o seu colega de equipa Nuno Moreira que hoje também está de parabéns. 

CASSIANO DAY
O que muitos não saberão é que no Brasil o 3 de maio é considerado o Cassiano Day (Cassiano Dia) em memória a um dos golos mais emotivos (e importantes) da sua carreira quando jogava no Porto Alegre que pode ver no vídeo que aqui publicamos.
Em entrevista à Rádio Renascença,  Cassiano contou esse dia memorável em que estavam perdidos aos 90 minutos e depois o sol brilhou cassianamente.

Um dos grandes momentos foi no Fortaleza. Conte-nos lá o que é o "Cassiano Day"?

Foi um dos momentos mais marcantes da minha carreira. Todos os jogadores, principalmente os pontas de lança, querem marcar golos e golos importantes. Eu consegui marcar um golo que, além de ser contra o maior rival do clube, foi um golo que deu um título no último minuto.
Isso marcou muito, porque há uma história à volta desse momento. No Brasil há campeonatos estaduais, campeonato brasileira e Taça do Brasil. No Nordeste há também Copa do Nordeste, que, na altura, o Ceará tinha vencido.

Foi campeão numa quarta-feira e nós tínhamos a final do estadual, com eles, no domingo. Nós ganhámos o primeiro jogo da final, por 2-1. Um empate para nós chegava. O jogo começou e nós marcámos o 1-0 e ficámos tranquilos. Na segunda parte, aos 78 minutos um jogador do Ceará foi expulso e toda a gente pensou que o título já era nossa.

Mas, aos 85 minutos eles marcaram. Continuamos tranquilos, mas aos 90 eles fazem o segundo golo e aí o título era deles, porque tinham vantagem pela melhor campanha que tinham feito na prova. Ou seja, golo aos 90 era golo do título. Os adeptos deles ficaram loucos, comemoraram durante três minutos e nós tínhamos jogadores ajoelharem-se.

Ninguém do Ceará marcou o Correia, porque também foram todos para a área. Ele aproveitou para carregar a bola mais um pouco, passou para o lateral-esquerdo que faz uma variação para o lateral-direito; ele cabeceia para dentro da área e eu faço o golo.

Aí, esquece, foi um uma loucura, foi incrível! Aí nasce o "Cassiano Day".
Foi o clássico mais marcante, pela forma como aconteceu. Se tivéssemos vencido o jogo por 1-0 seria mais um título, mas da forma que foi, contra o maior rival, marcou muito e ainda marca hoje.

Há muitos adeptos que me enviam mensagens, há música, há o "Cassiano Day" que é a data do jogo e eles comemoram o dia.

Vai de encontro àquilo que tínhamos falado antes, de ficarmos na história de um clube. Eles têm um mural com a minha cara atrás do campo de treinos. Ou seja, eles vêm a minha cara todos os dias [risos]." RR


Partilhar