PSD-CDS reforçam posição contra empréstimo bancário para Castelo


(Vídeo) Jorge Pedrosa, que esteve na mesa ladeado pelos presidentes do PSD e do CDS, Carlos Magalhães e Francisco Correia respetivamente, voltou a apresentar, em conferência de imprensa na sede do PSD na rua Fonseca e Castro, alguns dos argumentos com que
Vídeo da Conferência Imprensa

justificou ontem o seu voto contra o pedido de um empréstimo bancário de um milhão e oitocentos mil euros à Banca - a pagar em 20 anos - por parte da Câmara (PS) e apresentou ainda mais alguns dados que apelidou de "desajustes e premissas".
O vereador salientou que é a favor da intervenção no Castelo mas que a mesma deve ser feita com capitais próprios da Autarquia,  'prata da casa' dando como exemplo o investimento que foi operado no concelho no último mandato em obras e relvados sintéticos cujos valores superaram o milhão de euros pagos pela Câmara. 

Jorge Pedrosa lembrou que a pandemia ainda não passou, que há uma crise energética em curso e uma guerra na Europa de que ninguém estava à espera: "Como vamos ajudar as pessoas com uma câmara endividada até ao limite (apresentou outros números que vão perto do limite máximo de endividamento). "Esta Câmara quer hipotecar/endividar Vizela e nós somos contra isso. Fomos eleitos para defender Vizela e por isso estamos aqui e votamos contra o endividamento" - disse.

Instado a responder onde podia a Câmara conseguir verbas, Jorge Pedrosa foi direto a responder: "Através duma gestão rigorosa. Dou como exemplo: no anterior mandato só entrei eu da Coligação,  não houve lugar para a Dra Fátima Andrade e o vice presidente estava a meio tempo. Atualmente a Câmara PS conta com cinco vereadores a tempo inteiro mais o presidente, essa não é uma forma de gerir bem. Podia-se poupar aqui muito dinheiro...Este Executivo é o maior de sempre..."

Jorge Pedrosa referiu que o valor mensal que a Câmara apresentou para pagar o empréstimo está abaixo do que vai efetivamente pagar ao BPI (documento ainda vai ser votado em Assembleia Municipal) e que é fantasia o Executivo PS acreditar que a Taxa Euribor não vai aumentar estando já previsto um aumento para o final do ano.

Jorge Pedrosa 

"Arrancar para um empréstimo desta envergadura para uma obra que vai ultrapassar os 5 milhões e a estar à espera de subsídios oficiais é como contar com o ovo dentro da galinha" - rematou numa conferência de imprensa onde esteve também presente Francisco Ribeiro,  líder da bancada do PSD-CDS na Assembleia Municipal; Luís Aprígio Ferreira,  líder da JSD; Aprigio Ferreira deputado na freguesia de S. Eulalia;  João Azevedo,  deputado na União de Freguesias de S. João e S. Miguel e Júlio Costa, ex presidente do PSD, entre outros militantes.




 

Partilhar