Alberto Costa candidato ao PS de Santo Tirso


Alberto Costa expressou ontem, dia 20 de julho, a vontade de recandidatar-se ao cargo de presidente do Partido Socialista de Santo Tirso, para o mandato 2022-2024.

Na reunião da Comissão Política Concelhia, realizada para analisar a situação política a nível nacional, distrital e local, Alberto Costa assumiu a intenção de apresentar uma lista nas eleições marcadas para outubro de 2022, depois de a Comissão Nacional do partido ter aprovado, dia 9 de julho, em Ílhavo, o calendário eleitoral interno.

À semelhança do que havia feito em 2020, quando se candidatou pela primeira vez ao cargo, Alberto Costa tomou a decisão de anunciar a disponibilidade para se recandidatar à liderança do partido à Comissão Política Concelhia, antes de tornar pública a vontade de fazer mais um mandato à frente dos destinos do PS/Santo Tirso.

"O mandato que está prestes a terminar, e que se prolongou para além do tempo que estava previsto, ficou indelevelmente marcado pelo período pandémico que vivemos nos dois últimos anos, o que condicionou sobremaneira o trabalho e os objetivos que tinha assumido quando me candidatei em 2020", começou por justifi car Alberto Costa, na reunião da Comissão Política Concelhia, realizada quarta-feira à noite, dia 20 de julho.

"Por isso", acrescentou o atual líder do PS/Santo Tirso, "tenho o dever e a responsa bilidade, se outras razões não tivesse, de executar no próximo mandato, caso os militantes do Partido Socialista assim o entendam, aquilo com que me comprometi e que não foi possível, por razões que todos conhecem, concretizar".

Pese embora reconhecer que "a pandemia prejudicou fortemente os objetivos traça dos para o mandato", Alberto Costa também garantiu que "o partido não esteve pa rado". E deu dois exemplos de objetivos que, mesmo em circunstâncias particularmente difíceis, "foram possíveis concretizar".

O primeiro e mais importante de todos foi, naturalmente, a vitória nas Eleições Autárqui cas de 2021, com o PS a alcançar um resultado histórico, traduzido em 60% dos votos e na eleição, pela primeira vez desde que há eleições livres, de sete vereadores para a Câmara Municipal.

O segundo diz respeito à afirmação do PS/Santo Tirso a nível nacional e distrital, com, por exemplo, a indicação de Sofia Andrade, antiga líder da JS/Santo Tirso, como 18. da lista de candidatos a deputados pelo círculo do Porto. Um lugar na lista que representou a eleição, pela primeira vez, de uma mulher socialista de Santo Tirso como deputada à Assembleia da República.

"Entendo, por isso, que devo nos dois próximos anos pôr em prática aquilo a que me

propus em 2020 e que, por razões já amplamente conhecidas, não houve condições de concretizar e também - e não menos importante - porque considero que é preciso continuar a avançar, lado a lado, em matéria de desenvolvimento económico e social de Santo Tirso", sublinhou ainda Alberto Costa, na noite de quarta-feira, aos membros da Comissão Política Concelhia.

O também presidente da Câmara Municipal concluiu a intervenção na Comissão Política Concelhia com o compromisso de que, assumida a disponibilidade para ser recandidato à liderança do PS/Santo Tirso, vai, a partir de agora, "iniciar um conjunto de contactos para formar lista, preparar o processo de candidatura e elaborar a Moção Global de Estratégia", a apresentar publicamente em setembro.

Partilhar