Jovens espanhois de visita a Vizela


Através de uma candidatura submetida pelo município de Vizela ao programa Europeu: Europa para os Cidadão, um grupo de jovens de Caldas de Reis, cidade geminada com Vizela, esteve em Vizela entre dos dias 14 e 17 de julho.

Este encontro entre jovens de Vizela e Caldas de Reis tem como tema “O papel do voluntariado local juvenil na Europa que queremos.” 

Em nota enviada à comunicação social a câmara revela que: "Os objetivos são cimentar o sentido de pertença à europa, e refletir sobre os valores fundamentais que unem os vários países da união europeia, tais como o pluralismo, a não discriminação, a tolerância, a justiça, a solidariedade e a igualdade. Esta reflexão vai ser feita através da prática do voluntariado, percebendo qual o papel da juventude na sua comunidade, quando decide dedicar o seu tempo a causas importantes e baseadas nos valores europeus.

Estes jovens tiveram oportunidade de estar na AIREV, no Casal do Telhado em Santa Eulália, visitar o S. Bento, usufruir de momentos de lazer e culturais. Estes momentos foram intercalados com trabalho de grupo, informação sobre oportunidades de voluntariado e financiamentos para grupos de jovens.

Os jovens de Vizela eram um grupo composto por adolescentes oriundos de vários contextos, desde jovens curiosos com a atividade, até jovens que já desenvolvem o seu caminho no associativismo local, como a Associação Juvenil Central Jovem.

Esta atividade insere-se no plano estratégico municipal para a geminação, que pretende construir pontes sólidas e coerentes entre Vizela e as suas cidades parceiras, neste caso, Caldas de Reis."


Caldas de Reis (em espanhol, Caldas de Reyes) é um município (concello em galego) da província de PontevedraGaliza, no noroeste de Espanha. Pertence à comarca de Caldas, tem 68,2 km² de área e em 2021 a população do município era de 9 788 habitantes (densidade143,5 hab./km²).[1]

Partilhar