Clube Turístico celebrou 70 anos a pensar no futuro


Setenta anos de idade é sempre algo de notável na vida de um ser humano todavia quando essa vetusta idade atinge uma associação ela ganha um significado maior.
Durante muitos anos, sem independência administrativa, com as duas Juntas de Freguesia (S. João e S. Miguel) constantemente na penúria, a vila de Vizela teve apenas nas suas instituições o alicerce principal da razão de viver de inúmeras pessoas, de vizelenses bairristas como Fonseca e Castro, Rodrigo Pinheiro,  José Freitas, Eduardo Cunha, Rodrigo Pinheiro e outros que arregaçando as mangas fundaram o Clube Turístico e Desportivo de Vizela no longínquo ano de 1952. 

Uma coletividade que é nesta terra mãe do minigolfe, do hóquei em patins, dos concursos de tiro, dos ralis, da caça, seccão criada em 1975, da pesca, dos colóquios com notáveis oradores, etc.
Setenta anos depois, já nenhum dos vizelenses fundadores se encontra no reino dos vivos mas estão cá os seus descendentes e outros vizelenses de coração, como o presidente da Direção, Óscar Ferreira, que apenas por carolice e paixão, dedicam grande parte da sua vida a labutar pela quarta associação mais antiga de Vizela logo depois dos Bombeiros, Santa Casa da Misericórdia e FC Vizela.
Cremos que compete a cada um de nós, a todos os vizelenses, fazer o melhor possível para não deixar as máquinas do tempo asfixiarem uma coletividade onde é demais notório que sem ajuda Municipal ( prometida pela vice-presidente da Câmara Municipal de Vizela, Agostinha Freitas, ouvir discursos nos vídeos) e sem a sensibilidade que deve nortear o coração dos seres humanos, corre sérios riscos de sucumbir no tempo.

Óscar Ferreira já anunciou que este é o seu último mandato (até 2023), mas é este presidente que reconhece as limitações do Clube para o muito que ainda há a fazer em prol desta instituição nomeadamente ao nível dos espaços desportivos, num frente a frente com os pontos e vírgulas da nova legislação sobre as carreiras de tiro, fossos do clube que tanto contribuíram para a época de ouro que o turismo vizelense atravessou.
 Ficou claro que o clube não tem meios para andar novamente com a casa às costas (o seu primeiro campo de tiro foi onde está hoje a Casa do Park e a inoperacional piscina tendo mudou precisamente para o meio da montanha de S. Bento para não incomodar nem ser incomodada) e, ao que foi referido, crescer no próprio caminho já trilhado, também se aventa difícil porque na vida não há impossíveis. 

S. HUBERTO PADROEIRO 
Num programa de aniversário que obedeceu a um ritual à idade da coletividade, foram recordados os sócios falecidos sepultados nos dois campos Santos da hoje cidade de Vizela, seguindo-se uma brilhante Eucaristia celebrada pelo Amigo do Clube, Padre Constantino,  na esplendorosa Igreja do Padroeiro de Vizela, S. Bento, irmão na solidão das penedias brancas de S. Huberto, padroeiro dos Caçadores cujo andor carregado em ombros pelos associados, ladeado por caçadeiras descarregadas, seguiu em romagem desde a Ermida à Igreja e depois no sentido inverso, registando-se de premeio uma salva de tiros do miradouro como é da praxe das armas da paz e de comunhão com a natureza. 
Seguiu-se um salutar convívio à mesa nas instalações do Clube onde o chefe do CNE e presidente do Conselho Fiscal do CTDV, Amadeu Fernandes, foi importante comunicador, e logo após o almoço (javali) servido com grande requinte e qualidade pela equipa que explora o bar do clube, seguiram-se as intervenções de Agostinha Freitas, P. Constantino e Óscar Ferreira (ver vídeos), terminando a celebração do 70⁰ aniversário com o cantar dos parabéns ao CTDV com as bênçãos de S. Huberto.
 








Antiga máquina de encher cartuchos de tiro 


Órgãos Sociais do Clube Turístico e Desportivo de Vizela o biénio 2022-2023

Assembleia Geral,

Presidente: Miguel Joaquim Almeida Cunha, Sócio n.º 119

Secretário: Gabriel da Costa Vale, Sócio n.º 20

Vogal: Domingos Vieira Pedrosa, Sócio n.º 7

DIREÇÃO

Presidente: Fernando Óscar Alves Ferreira, Sócio n.º 62

Vice-Presidente: José Eduardo Machado Cunha, 161

Secretário, Adão Paulo Ribeiro P. Cunha, Sócio 282

Tesoureiro: Bento Silva Monteiro, Sócio n⁰ 177

Vogal, António de Freitas Silva, Sócio n.º 142

Vogal, André Silva Castro, Sócio n.º 278

Vogal, Luís Amadeu Cunha Caldas, Sócio n.º 113

Conselho Fiscal

Presidente: Armindo Amadeu Costa Fernandes, Sócio n.º 74

Secretário: Francisco Alberto Vilela Correia, Sócio n.º 72

Vogal: António Fernando Mendes Pinto, Sócio n.º 63.


Partilhar