Dia dos avós comemorado na freguesia com capela dedicada à avó de Jesus


Santa Maria de Infias dedicou o dia de ontem aos avós da freguesia. O evento, como demonstram as fotos, reuniu várias dezenas de avós, servidos de jantar oferecido pela autarquia local liderada por Hélder Magalhães e a abrilhantado por um grupo musical vizelense. 

O padre Adelino Rosas, pároco de Infias, também se associou ao encontro com a sua peculiar alegria.


Hélder Magalhães, no primeiro ano do seu primeiro mandato de Presidente, felicitou todos os avós, garantindo que no próximo ano a iniciativa é para manter.


Em Infias encontra-se, no monte do Alijó, uma capela antiga dedicada a Santa Ana, avó de Jesus Cristo. 



PAPA INSTITUIU

Em 2021, o Papa Francisco instituiu na Igreja o Dia Mundial dos Avós e Idosos. A data deverá ser comemorada todos os anos em dia próximo ao dia 26 de julho. Para o 2.º Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, comemorado em 24 de julho de 2022, o Papa escolheu o tema "Dão fruto mesmo na velhice".

Capela Santa Ana 101 anos

Capela Santa Ana, Infias 

A AVÓ DE PENAFIEL

Foi uma senhora chamada Ana Elisa Couto (1926-2007), conhecida como Dona Aninhas, que reivindicou a instituição de uma data que valorizasse a figura dos avós.

Natural de Penafiel e avó de seis netos, ela tentou durante quase 20 anos que a data comemorativa fosse reconhecida. A data escolhida para a sua celebração foi 26 de julho, por este ser o dia de Santa Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus Cristo.

A data foi instituída pela Assembleia da República em 2003.

Partilhar