Eucaristia de Acção de Graças comemora 650 anos da Aliança Luso-Britânica

Sé de Braga

Domingo, 10 de julho, pelas 10h00, na Sé de Braga, a eucaristia tem música interpretada pelo Coro do Queen’s College da Universidade de Oxford e o maestro Owen Rees.


É celebrada no domingo, 10 de Julho, na Sé Catedral de Braga, a Eucaristia de Acção de Graças das comemorações da mais antiga aliança diplomática do mundo, entre Portugal e o Reino Unido.

A missa, agendada para as 10 horas, será cantada pelo Coro do Queen’s College da Universidade de Oxford, dirigido pelo maestro Owen Rees. É aberta ao público em geral e conta com a presença do ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, o embaixador do Reino Unido em Portugal, Chris Sainty, da presidente de Portugal-UK 650, Maria João Rodrigues Araújo, do presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio e do presidente da Câmara de Vizela, Victor Hugo Salgado, entre outras individualidades.

O Coro do Queen’s College é considerado uma "joia da música coral Britânica", e gravou vários discos de polifonia portuguesa com obras editadas por Owen Rees, professor de Música na Universidade de Oxford e director de Música no Queen's College.

O dia 10 de Julho marca o 650.º aniversário do Tratado Luso-Britânico de Tagilde, assinado pelo rei D. Fernando I de Portugal e pelos delegados de João de Gante, Duque de Lencastre e filho do rei Eduardo III de Inglaterra, e que conduziu à assinatura do Tratado de Paz, Amizade e Aliança, selado na Catedral de São Paulo, em Londres, em 16 de Junho de 1373, pelo Rei Eduardo III, de Inglaterra, e pelo Rei D. Fernando e Rainha D. Leonor, de Portugal, que se mantém em vigor até aos dias de hoje.

Portugal-UK 650 é a iniciativa responsável pelas comemorações dos 650 anos da Aliança Luso Britânica, e conta com o Alto Patrocinio do Príncipe de Gales e do Presidente da Républica de Portugal.

Esta acção é parte integrante de um conjunto de atividades de investigação, educação, cultura, de cooperação e sociais, que estão a ser promovidas pela iniciativa Portugal-UK 650, juntamente com uma centena de entidades parceiras, de modo a transmitir os valores do Tratado fundacional da Aliança no mundo actual.

In ARQUIDIOCESE DE BRAGA

Partilhar