Hoje Ministério dos Negócios Estrangeiros presente nas comemorações de Tagilde


Próximo domingo, dia 10 de julho, pelas 11.30h terá lugar a sessão solene comemorativa dos 650 anos do Tratado de Tagilde com a recriação histórica da assinatura do Tratado de Tagilde no Largo da Igreja de Tagilde, 

Comemora-se no próximo domingo, dia 10 de julho, os 650 anos do Tratado de Tagilde, com um conjunto de iniciativas, promovidas pela Câmara Municipal de Vizela e a Portugal-UK 650.

No dia 10 de julho de 2022 assinalam-se os 650 anos da Aliança Luso-Britânica, a mais antiga aliança diplomática do mundo entre dois países em vigor, baseada na amizade perpétua entre os dois países, e que ocorreu com a assinatura do Tratado de Tagilde a 10 de Julho de 1372, em Vizela, e a sua consolidação com a assinatura do Tratado de Londres, de 16 de Junho 1373.

Considerado o proêmio da Aliança Luso-Britânica, o Tratado de Tagilde firmado a 10 de julho de 1372, na Igreja de São Salvador de Tagilde, sela uma das mais importantes amizades políticas de Portugal e marca o início da mais velha aliança diplomática do mundo, que perdura até aos nossos dias.

Em Tagilde, o Rei D. Fernando I de Portugal firmou com o Duque de Lencastre, filho do rei Eduardo III de Inglaterra, um tratado de ‘amizades e alianças para sempre duradouras’ em que prometeram serem ‘bons, leais e verdadeiros amigos para sempre e que se amassem bem e verdadeiramente e que em nenhum tempo fossem um contra o outro, nem contra seus reinos, sucessores ou herdeiros’ (Tratado de Tagilde, Artigo Primeiro, 1372).

Nesse local foi depois implantado, a 10 de julho de 1953, um Padrão no topo do qual encontramos as pedras com os símbolos dos reinos de Portugal e Inglaterra.

Assim, no próximo domingo, dia 10 de julho, pelas 11.30h terá lugar a sessão solene comemorativa dos 650 anos do Tratado de Tagilde com a recriação histórica da assinatura do Tratado de Tagilde no Largo da Igreja de Tagilde, que contará com presença de:

o    Representante do Ministério dos Negócios Estrangeiros 

o    Presidente da Câmara Municipal, Victor Hugo Salgado

o    Embaixador Britânico em Portugal, Chris Sainty

o    Presidente de Portugal-UK 650, Maria João Araújo

0   Presidente da União de Freguesias de Tagilde e Vizela S. Paio, António Ferreira

A Câmara Municipal de Vizela considera esta mais uma iniciativa potenciadora do enorme património histórico e cultural que o Concelho tem no seu território, fundamental para a transmissão da memória e da identidade de Vizela, constituindo, assim, um recurso que deve ser divulgado, valorizando e projetando uma herança comum que urge transmitir.

As comemorações do Tratado de Tagilde vão ainda contribuir para consolidação da imagem e identidade do Concelho de Vizela como destino turístico privilegiado, na vertente de turismo histórico e cultural.

Partilhar