Comunicado Clube da Política do PS


"O Clube da Politica do Partido Socialista de Vizela, órgão estatutário do P.S. não poderia deixar de congratular-se com a atuação do Executivo da Câmara Municipal de Vizela e com a dinâmica criada na gestão do município de Vizela. Em Setembro, continuamos a ter uma agenda digna das grandes metrópoles com continuação das obras, desta feita na Avenida dos Bombeiros Voluntários, Festa da Juventude um mês após o Dia Internacional da Juventude, Festa da Noite Branca, passeio Sénior à Quinta da Malafaia com mais de 2000 idosos inscritos.

O atual executivo faz e faz bem e com a excelente gestão prepara-se para e perante o quadro de Inflação que vamos atravessar e tendo em conta a situação económica e financeira em que vivem as famílias portuguesas, designadamente as famílias de Vizela, O Clube da Política quer como garantia e apoio por parte da Câmara Municipal de Vizela, uma decisão clara e efectiva para a redução de impostos que demonstre a preocupação social com todas as faixas etárias dos vizelenses e, com a mesma paixão que tem pelos eventos, com o mesmo stresse folclórico, com o mesmo bullying festivaleiro, com o mesmo gosto que tem pelos arraiais e bailaricos e com o mesmo orçamento que tem para as festas, que este Executivo na senda da boa gestão que tem tido, devolva aos vizelenses melhores condições de vida, criando novos apoios e reduzindo taxas e impostos porque este executivo governa bem. Assim queremos ver:

Reduzir as taxas e impostas em:

·         Taxa de IRS variável – 1%

·         Derrama – para empresas com volume de negócios anual até 150.000€ - 0,0% | para empresas com volume de negócios anual superior a 150.000€ - 0%

·         Taxa Municipal de Direitos de Passagem – 0,25%

·         Taxa de IMI para os prédios rústicos – 0,8%

·         Taxa de IMI para os prédios urbanos – 0,3% (redução para as famílias em função do número de dependentes: famílias com 1 dependente a cargo têm redução de 20 euros | 2 dependentes – 40 euros de redução | 3 ou mais dependentes – 70 euros redução).

Redução em 50% da Taxa do Lixo.

Redução em 50% da Taxa do Saneamento.

Atribuição de Pensos Higiénicos, pílulas contraceptivas  e Tampões para apoio ao Período Menstrual.

Cheque-Creche e Cheque Educação.

O primeiro tem como objetivo apoiar todas as crianças a residir e a frequentar creches ou amas, no concelho de Vizela, independentemente da condição económico-social do agregado familiar, que não beneficiem da medida de gratuidade, nos termos previstos na Lei, no valor unitário, a atribuir no próximo ano letivo, de 250,00 euros por criança.

A abrangência do Cheque-Creche no nosso universo concelhio, considerando as Instituições Particulares de Solidariedade Social, as Instituições privadas com fins lucrativos e as Amas protocoladas com a Segurança Social.

No respeitante ao Cheque-Educação, o mesmo destina-se a apoiar todos os alunos que frequentem a escolaridade obrigatória em estabelecimentos de ensino público, no concelho de Vizela, e todas as crianças que frequentem os Jardins de Infância, igualmente no concelho de Vizela, quer do setor público, quer do setor solidário e privado, e residam neste concelho, independentemente da condição económico-social do agregado familiar. O apoio visa a aquisição de material escolar/didático, ou outros bens/produtos relacionados com a educação dos destinatários do material a adquirir, em livrarias/papelarias, ou outro comércio local, do concelho, sendo o valor unitário, para o próximo ano letivo, de 100,00 euros por aluno.

P'lo Clube da Política do Partido Socialista 

João Paulo Monteiro

Victor Cunha

Partilhar