Há dez anos a chuva tomou conta do cortejo Vizela dos Tempos Idos


Aproveitando este tempo de estio trazemos à liça a recordação da tromba de água que se abateu sobre o cortejo Vizela dos Tempos Idos de 2012.

Ninguém estava à espera que uma bela noite de verão, de um momento para o outro, virasse num autêntico dia de rigoroso inverno. Tão estranho como a rapidez com que apareceram os guarda  chuvas, na plateia e em alguns figurantes.

Em 14 de agosto de 2012 não foi o único ano em que choveu na noite do cortejo; a chuva esteve presente em pelo menos mais uma edição e o cortejo desmembrou-se completamente. 

Curiosamente, neste ano de 2022, dez anos depois, com o País, e não só, a passar por uma das maiores canículas da história, choveu na noite de 15 de agosto, um dia depois do cortejo. Embora chuva de pouca dura, já seria o suficiente para alterar o paradigma caso ocorresse na noite anterior. 

Estas intempéries surpresa revelam também a versatilidade dos vendedores ambulantes. Nos cortejos em que a chuva apareceu tanto estavam a vender cadeirinhas como daí a nada já estavam a vender guarda chuvas do maior ao mais pequeno. 

Quem sabe sabe e é sábio!

Partilhar