Bombeiros de Vizela enfrentam 566 degraus


Perto de um milhar de bombeiros de mais de uma centena de corporações nacionais e internacionais, inclusive uma equipa de Vizela, são esperados no Bom Jesus do Monte em Braga, este sábado para uma prova de resistência, que consiste em subir 566 degraus daquela estância religiosa, envergando o equipamento de proteção individual que pesa perto de 30 quilos.

 A iniciativa, Escadorios da Humanidade, prevê a bênção dos capacetes dos participantes.

Esta não é a primeira vez que um pequeno grupo de bombeiros de Vizela participa nesta arrojada iniciaram de resistência e força. 


Na sua página a corporação vizelense a propósito desta prova e da visita ao quartel de outros bombeiros participantes publicou na sua página de Facebook esta foto com o seguinte texto:

BOMBEIROS DA MADEIRA E DA BATALHA EM VIZELA

Damos assim as boas-vindas ao comandante Fernando Ramos, do Corpo de Bombeiros Voluntários de Câmara de Lobos, do arquipélago da Madeira e, ao comandante Luís Vieira, do Corpo de Bombeiros Voluntários da Batalha, bem como, aos bombeiros que os acompanham. 

Estes, vão juntar-se aos Bombeiros Voluntários de Vizela na deslocação para a prova que se realiza hoje nos escadórios do Bom Jesus em Braga. 

Estão inscritos mais de 800 bombeiros de nove nacionalidades para competir no contrarrelógio da subida dos 566 degraus dos escadórios do Bom Jesus, equipados com o equipamento completo de proteção individual.

Conforme a organização refere trata-se da prova "Escadórios da Humanidade", que reúne 156 Corpos de Bombeiros de Portugal, Espanha, Polónia, Roménia Ucrânia, Brasil, Cabo Verde, Alemanha e Inglaterra.

Sublinha-se  a "enorme complexidade e dificuldade" da prova, "pela capacidade de superação que os bombeiros  têm de demonstrar", tanto a nível físico como psíquico.

Levam o equipamento completo de proteção individual, designadamente o casaco, botas, calças, cogula, luvas, capacete e aparelho respiratório de circuito aberto.

Este ano, a novidade será a bênção nacional de capacetes, uma iniciativa nunca feita antes em Portugal, que será presidida por um padre também ele bombeiro.

A prova é organizada pela Associação Família de Elite e pela ADN Eventos Desportivos, com a colaboração da Confraria do Bom Jesus do Monte,  Câmara Municipal de Braga e, o apoio da Liga dos Bombeiros Portugueses.

Do Corpo de Bombeiros V. de Vizela vão participar 14 elementos.

Desejamos boa sorte a todos os participantes."



Partilhar