Família Peixoto convidada do Rotary


 




A Associação Musical e Recreativa Família Peixoto de Vizela foi a convidada da reunião desta noite do Rotary Club de Vizela. 
Como representantes desta instituição vizelense estiveram Anselmo Peixoto, presidente, Francisco Peixoto, presidente da Assembleia Geral e Simão Ferreira chefe da fanfarra. 
A reunião presidida por José Vilela Borges, proporcionou aos presentes conhecer mais a fundo uma instituição que no passado dia 4 de Setembro evocou 15 anos de fundação oficial. 
Anselmo Peixoto historiou desde os seus sete anos de idade quando num passeio da escola a professora pediu aos seus pais para o deixarem levar o acordeão com que animou a excursão, depois a sua passagem por um conjunto típico de Infias e que serviu de mote, em 1972, para o lançamento do conjunto típico Irmãos Peixoto e daí para a frente a abertura a outras valências como o Grupo de Bombos, Fanfarra e majoretes, Grupo de Cavaquinhos, Zumba, criação de um museu Etnográfico, etc. 
Anselmo Peixoto disse registar com mágoa a falta de reconhecimento de algumas entidades e pessoas da supressão da história "quando não querem reconhecer que foi esta Família, na altura com dez irmãos executantes, pioneira da primeira fanfarra dos Bombeiros". 
Francisco Peixoto, a convite do presidente rotário José Borges, narrou o percurso do livro que editou sobre a história da Família Peixoto.
Simão Ferreira abordou a temática da Fanfarra dizendo ter sido difícil que a mesma não acabasse nos cerca de três anos de pandemia, "o que lamentavelmente aconteceu a outras por este país fora, salientando que as faixas etárias dos componentes são muito variáveis e que vão desde o seu filho de 4 anos de idade ao executante maus velhos com 66. "O Festival de Bombos foi a cereja no topo do bolo da atividade desenvolvida" - reconheceu.
No final da reunião, os convidados receberam um diploma da sua passagem por esta iniciativa que visa o reforço da atividade rotária com a comunidade vizelense. 
O próximo convidado é o treinador do FCV, Álvaro Pacheco. 


Partilhar