Recordando a D. Silvina do Hotel do Padre

Em outubro de 2001 faleceu a D. Silvina de Almeida, mais conhecida por "Silvina do Hotel do Padre",  lugar de Vizela onde viveu grande parte da sua vida.

Não temos dúvidas que, com as redes sociais disponíveis nos clubes, e neste caso no Futebol Clube de Vizela, com as televisões temáticas como a Sport TV ou o Canal 11 da FPF, a realizarem interessantes reportagens juntos dos adeptos dos clubes, a D. Silvina já seria sido entrevistada inúmeras vezes. Todavia o seu triste passamento ocorreu num período onde os meios de comunicação iam pouco mais além dos jornais em papel. Felizmente o Notícias de Vizela não deixou partir em vão aquela que terá sido a adepta mais fervorosa do FC Vizela já falecida. No meio da Força Azul ou por iniciativa própria, a D. Silvina não perdia um jogo do seu clube do coração, mas como diz a peça (acima), raramente via uma partida por inteiro porque ao primeiro descuido do árbitro ou do juiz de linha não mais o largava atrás da rede a chamá-los...à melhor atenção ao jogo. 

Dificilmente havia um árbitro que não conhecesse a D. Silvina mesmo sem falar com ela alguma vez. Mas ouviam-na, e de que maneira. Ai de quem prejudicasse o seu clube...a foto fala por si.

Na festa dos bombeiros de Vizela, D. Silvina e a sua amiga Carminha K lá estavam como ferrinhos a lançar flores sobre os capacetes reluzentes dos bombeiros. Ambas tinham familiares nos Bombeiros, no caso da D. Silvina o seu filho Zezé, que ainda faz parte da fanfarra, e o seu falecido genro. Mas era o amor em geral à Corporação e às causas da Terra que as chamavam e não qualquer interesse de índole pessoal.

Na luta pela criação do concelho, Silvina Almeida, e outras mulheres bairristas, lá estavam na linha da frente, a mostrarem que as batalhas não se fizeram apenas para os homens. Deixou grande saudade!

Foi grande a felicidade de Vizela em contar com mulheres tão apaixonadas às suas legítimas causas!



 

Partilhar