Sinos de Santa Eulália obrigados a caladar durante a noite

Parte da população de Santa Eulália, Vizela, não concorda com a imposição de calar o toque dos sinos que desde a sua colocação na torre da igreja, há mais de cem anos, se habituaram a ouvir tocar as horas. Uma queixa apresentada às autoridades por um residente com base na Lei do Ruído, está,  segundo soubemos, na determinação desta medida que já chegou às redes sociais onde está a ser criado um movimento cívico para que os sinos voltem a tocar.


Uma publicacão na página de Facebook da Vila de Santa Eulália assinada pelo seu mentor D. Bento ( um eulalense que muito tem feito pela defesa e divulgação daquela Vila do concelho de Vizela), já recebeu inúmeros comentários. Há comentários que alegam que a Lei do Ruído (ou do Silêncio) é para todos, outros, a maioria, defende que o toque dos sinos fazia parte da vivência dos eulalenses e nunca ter terminado. 


"Santa Eulália está de luto! 🖤

"Quem não sente não é filho de boa gente."

Não queria acreditar, mas após várias conversas é mesmo verdade, MANDARAM CALAR OS SINOS!

Recentemente duas pessoas compraram uma casa perto da igreja e sentiram-se incomodados com o barulho destes. Resolveram apresentar a "lei do silêncio" ao Pároco e este com tristeza fez cumprir.

Pois bem, venho por este meio mostrar o meu desagrado. São duas pessoas que não são da terra, que não conhecem as nossas tradições.

Acima de tudo à que ter respeito pelos Eulalenses, pelas nossas origens, pelas nossas raízes.

Não podem mandar, assim, CALAR OS SINOS. Uma tradição que desde que me lembro sempre a houve (e nunca incomodou ninguém)! 

Devemo-nos unir para que a normalidade seja reposta.

Um desabafo de um Eulalense

D. Bento.


Partilhar