Comunicado do Hospital em Guimarães


O HSOG vem pelo presente esclarecer da seguinte situação:  

Existiu uma fuga acidental de combustível (Nafta) de um dos Geradores de Vapor para o circuito de condensados, por rotura de um permutador. Assim que detetado o derrame foi encerrado o circuito do Gerador, contendo assim a fuga, e procedeu-se, de imediato, à remoção e limpeza do combustível na caixa de drenagem. O problema da fuga foi imediatamente resolvido, sendo que, de seguida, procedeu-se à limpeza de toda a rede de águas pluviais. 

Com o intuito de mitigar o impacte ambiental deste derrame acidental em ambiente aquífero, o HSOG contou com o apoio e meios da Vimágua – Empresa de Água e Saneamento de Guimarães e Vizela, E.I.M., que procedeu à limpeza e recolha de combustível de toda a rede de descarga de águas pluviais.  

A situação ficou rápidamente resolvida. 

A ressalvar que a Central Térmica do HSOG possui uma equipa de Fogueiros, com vigilância à Central de 24h/dia, que procede à manutenção preventiva e corretiva da mesma, e que cumprem as normas de segurança regulamentares. Essa vigilância permitiu detetar de imediato o derrame, assim como implementar as medidas de contenção, remoção e limpeza do combustível e resolver a situação com extrema rapidez. 

HSO


Partilhar