Santa Eulália recebeu Símbolos da Jornada Mundial da Juventude



 





(Vídeo) A Cruz Peregrina da Jornada Mundial da Juventude 2023 e o Ícone de Nossa Senhora passou e parou esta tarde pela frontaria do Casal do Telhado em Santa Eulália onde foi (muito bem) recebida pelos utentes e equipa auxiliar daquela casa de acolhimento da III idade.
Os dois símbolos, oferta do Papa que já percorreu diversos países e em Fevereiro estarão na área da Arquidiocese de Braga a que a cidade de Vizela pertence e em agosto, em Maio na Cova da Iria em Fátima e por fim no grande encontro mundial de jovens em Lisboa, chegaram transportados em duas viaturas: o quadro de Nossa Senhora num carro dos bombeiros de Lousada e a enorme cruz numa carrinha de caixa aberta. 
O cortejo era liderado pelo padre Paulo da Vigararia de Lousada tendo a recebe-los o pároco José Fonseca Lemos simultaneamente dirigente do Lar e ATL, Casal do Telhado.
Os utentes cantaram um tema alusivo a tão honrosa visita cuja presença em Santa Eulália foi de cerca de meia hora (ver vídeo).

A caminhada dos símbolos teve início em Portugal em novembro de 2021 e vão até julho de 2023. 
 "Os dois símbolos confiados pelo Papa São João Paulo II aos jovens de todo o mundo vão estar um mês em cada diocese, a começar pelo Algarve e a terminar em Lisboa, para cumprir o objetivo do Papa São João Paulo II quando confiou a Cruz aos jovens: “carreguem-na pelo mundo fora como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade”. 
A Peregrinação dos Símbolos da Jornada Mundial da Juventude é também um convite dirigido a todos os jovens de Portugal para participarem, entre os dias 1 e 6 de agosto, na Jornada Mundial da Juventude que vai decorrer em Lisboa.

Peregrinação dos Símbolos 
nas Dioceses de Portugal

Novembro 2021 – Algarve
Dezembro 2021 – Beja
Janeiro 2022 – Évora
Fevereiro 2022 – Portalegre- Castelo Branco
Março 2022 – Guarda 
Abril 2022 – Viseu
Maio 2022 – Funchal
Junho 2022 – Angra
Julho 2022 – Lamego
4 a 7 agosto 2022 – Peregrinação Europeia de Jovens em Santiago de Compostela

Agosto 2022 – Bragança-Miranda
Setembro 2022 – Vila Real
Outubro 2022 – Porto
Novembro 2022 – Setúbal
Dezembro 2022 – Forças Armadas e Segurança
Janeiro 2023 – Viana do Castelo
Fevereiro 2023 – Braga
Março 2023 – Aveiro
Abril 2023 – Coimbra
Maio 2023 – Leiria-Fátima
Junho 2023 – Santarém
Julho 2023 – Lisboa

Símbolos da JMJ chegaram de barco a Portugal

A Cruz Peregrina e Ícone de Nossa Senhora foram entregues pelos jovens do Panamá, onde decorreu a anterior Jornada Mundial da Juventude, em janeiro de 2019, aos jovens de Portugal numa Eucaristia presidida pelo Papa Francisco, na Basílica de São Pedro, no dia 22 de novembro de 2020, Solenidade de Cristo Rei.

Apesar dos condicionalismos provocados pela pandemia, os símbolos da JMJ peregrinaram em Angola entre os dias 8 de julho e 17 de agosto de 2021, na Polónia entre os dias 21 de agosto e 1 de setembro e em Espanha desde o dia 5 de setembro.

A peregrinação dos símbolos pelas dioceses espanholas terminou a 29 de outubro, dia em que os jovens de Espanha entregam aos jovens de Portugal, da Diocese do Algarve, a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora numa travessia simbólica do rio Guadiana, ao fim do dia.

Encontro com Cristo e com os jovens

A Peregrinação dos Símbolos da Jornada Mundial da Juventude é organizada Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ), um secretariado da Comissão Episcopal Laicado e Família, da Conferência Episcopal Portuguesa.".

CRUZ COM QUASE 4 METROS
QUADRO COM 1.20 CM

Os símbolos – a Cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani – estarão em cada diocese nacional cerca de um mês e a última a recebê-los será Lisboa, que em agosto de 2023 vai acolher mais de um milhão de jovens para a Jornada Mundial da Juventude (JMJLisboa2023), que será encerrada pelo Papa.

Estes símbolos estiveram em 2021 em Angola, na Polónia e em Espanha, bem como nas dioceses portuguesas do Algarve, Beja, Évora e Portalegre-Castelo Branco.

Em jeito de balanço e citado na página da JMJLisboa2023 na internet, o bispo de Portalegre-Castelo Branco, Antonino Dias, considerou que o percurso dos símbolos “tem sido motivador”, há um “entusiasmo grande” nos locais por onde passam e as jornadas “motivam as pessoas” a partir do “trabalho de base dos padres e dos catequistas, que colaboram muito”.

“Todos estão a fazer com que isto vá para a frente e sensibilize não só os jovens, mas a próprias famílias e os adultos”, afirmou o prelado, sublinhando a preocupação pela evangelização da juventude.

Tradicionalmente, nos meses que antecedem cada JMJ, “os símbolos partem em peregrinação para serem anunciadores do Evangelho e acompanharem os jovens, de forma especial, nas realidades em que vivem”, informou a organização da Jornada.

Com 3,8 metros de altura, a Cruz peregrina, construída a propósito do Ano Santo, em 1983, foi confiada por João Paulo II aos jovens no Domingo de Ramos do ano seguinte, para que fosse levada por todo o mundo. Desde aí, a Cruz peregrina, feita em madeira, iniciou uma peregrinação que já a levou a quase 90 países.

“Foi transportada a pé, de barco e até por meios pouco comuns, como trenós, gruas ou tratores. Passou pela selva, visitou igrejas, centros de detenção juvenis, prisões, escolas, universidades, hospitais, monumentos e centros comerciais. No percurso, enfrentou muitos obstáculos: desde greves aéreas a dificuldades de transporte, como a impossibilidade de viajar por não caber em nenhum dos aviões disponíveis”, segundo uma nota sobre a JMJLisboa2023, acrescentando que “em 1985 esteve em Praga, na atual República Checa, na altura em que a Europa estava dividida pela cortina de ferro, e foi aí sinal de comunhão com o Papa”.

“Pouco depois do 11 de setembro de 2001, viajou até ao Ground Zero, em Nova Iorque, onde ocorreram os ataques terroristas que vitimaram quase 3.000 pessoas. Passou também pelo Ruanda, em 2006, depois de o país ter sido assolado pela guerra civil”, adiantou.

Já o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani, que retrata a Virgem Maria com o Menino nos braços, tem 1,20 metros de altura e 80 centímetros de largura, e está associado a uma das mais populares devoções marianas em Itália. 
(IN EXPRESSO)



Partilhar