Há 70 anos o Benfica pediu o Parque das Termas e os balneários termais para os seus adeptos

 


No dia 30 de Dezembro de 1952 o Sport Lisboa e Benfica,  sua Comissão Administrativa de Secretaria, endereçou uma carta à Junta de Turismo de Vizela solicitando o Parque das Termas e o balneário do Mourico que se deslocariam de Lisboa para Guimarães, com paragem de três horas na cidade termal.

A deslocação de adeptos, em comboios especiais e autocarros (por esta data não se utilizava o automóvel como hoje e não havia vias rápidas como a A1), prendia-se com o jogo Vitória-Benfica marcado para 11 de janeiro.

Desconhecemos se efetivamente esta pausa em Vizela, em propriedade da Companhia de Banhos de Vizela (naquela altura as entradas no Parque das Termas eram pagas assim como os banhos do Mouricos estabelecimento balnear praticamente abandonado e entregue aos ratos no sentido lato da palavra leia-se).

Considerando que se tratava de várias centenas de benfiquistas, não há qualquer registo, pelo menos do nosso conhecimento, dessa paragem.

Nas décadas de 60/70 era habitual o Benfica estagiar no Hotel Sul Americano destacando-se a presença em Vizela de Eusébio, Torres, José Henriques, Simões, etc...


Partilhar