As datas da criação do Concelho e o referendo

Carta do leitor vizelense Vítor Couto.
Há três datas importantes na criação do concelho de Vizela que são:
19/3/1998 data da discussão na generalidade na Assembleia da República, mas das três esta é a menos importante, porque a aprovação foi feita com a inclusão das freguesias de S. Estevão de Barrosas e de S. Comba de Regilde, que viriam a ficar de fora na discussão na especialidade.
18/6/1998 discussão na especialidade, nesta data ficou o processo da criação de concelho de Vizela terminado na Assembleia da República e Vizela foi elevada à categoria de cidade e as freguesias que foram integradas, foram as atuais que constituem o concelho de Vizela.
1/9/1998 finalmente o concelho é aprovado pelo Presidente da República Jorge Sampaio e publicado no Diário da República, esta data sim é a mais importante e se tem dúvidas perguntem aos habitantes de Canas de Senhorim que viram o seu concelho aprovado na Assembleia da República e o Presidente da República vetou o mesmo.

Para finalizar apenas gostaria de dizer que se a escolha fosse de um dia religioso diria 11 de julho se pelo contrário fosse um dia político diria 1 de setembro isto é para esclarecer a minha posição aparentemente contraditória neste contexto o referendo deveria ser entre estas datas.
Cumprimentos

Vitor Couto

Cópias do livro de Filomena Silvano -Territorios da Identidade (Vizela).





Partilhar