Dadores de sangue de Vizela fazem colheita hoje para ajudar engenheiro de Lustosa


Esta quinta-feira, 5 de janeiro, das 15h00 às 19h00, no Ginásio Vizela Fitness, pode dar Sangue e inscrever-se como Dador de Medula Óssea.

Poderá estar em si a esperança do Pedro Teixeira. É  este o apelo da Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Vizela. 


Os primeiros apelos vieram a público, por parte da família, em Junho do ano passado. Pedro Teixeira, um jovem lousadense a residir em Lustosa, freguesia de Lousada que faz fronteira com Santa Eulália do concelho de Vizela quem foi diagnosticada leucemia mielóide aguda, precisava de um dador de medula óssea. 

Hoje, pelas 15 horas, a Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Vizela faz um colheita. 

Até agora "ainda não foi possível encontrar um dador compatível", confirma a Câmara de Lousada. Segundo a autarquia, no dia 12 de Janeiro vai decorrer, no Espaço AJE, numa parceria entre o Município de Lousada e o IPST - Instituto Português do Sangue e da

Transplantação uma campanha de Doação de Sangue.

Revela o VERDADEIROOLHAR.pt: "Em paralelo, vai realizar-se uma campanha de recolha/análise de futuros dadores de medula óssea. Esta campanha visa ajudar um jovem lousadense, Pedro Teixeira, a quem foi diagnosticada leucemia e ainda não foi possível encontrar um dador compatível. No entanto, quem participar nesta colheita pode estar a ajudar, para além do Pedro Teixeira, outras pessoas que se encontrem na mesma situação e necessitem de um dador", explica a edilidade.

Para ser dador de medula é necessário ter entre 18 e 45 anos, pesar no mínimo 50 quilos e ter 1,50 metros de altura. É ainda requisito ser saudável e não ter recebido uma transfusão de sangue desde 1980. Não é necessário estar em jejum. Quem já se inscreveu como dador não precisa de o voltar a fazer. As inscrições estão a decorrer até 10 de Janeiro.

Pedro Rafael Teixeira é de Figueiras-Lousada, mas reside em Lustosa. É engenheiro de energias renováveis. Nem a mãe nem o irmão são compatíveis. Quando a família lançou a campanha estava internado no Hospital de São João, no Porto, e a fazer quimioterapia. Já foram realizadas várias iniciativas para incentivar à doação de medula.

Partilhar