Notícias de Lousada

 Várias notícias do Município lousadense.


Ciência no Parque sábado dia 7 de janeiro 



No sábado, dia 7, tem lugar a primeira edição de 2023 da Ciência no Parque. A atividade vai realizar-se no Parque de Lazer Domingos Ferreira, em Meinedo, e vai ser dinamizada pelos técnicos da Palco da Ciência. As atividades são “Sei reciclar”, “Jogo da Separação” e “Papel Semente”.

Vão realizar-se duas sessões, uma com início às 9h30 e outra às 10h45. Os interessados devem inscrever previamente, em www.cm-lousada.pt/p/ciencia-no-parque

É ainda relembrado que os participantes se façam acompanhar do Passaporte Lousada para obter o carimbo.


Plantar Lousada no sábado

A atividade Plantar Lousada tem continuidade e a próxima ação está marcada para dia 7 de janeiro, sábado, a partir das 9h00, em Figueiras.

Quem pretender efetuar a inscrição ou obter informações adicionais pode fazê-lo através do endereço www.cm-lousada.pt/p/plantarlousada

O objetivo passa por plantar carvalhos, sobreiros, medronheiros, azereiros, azevinhos, pilriteiros e tantas outras espécies fundamentais para assegurar a qualidade de vida e contribuir para incrementar a biodiversidade das terras de Lousada. Por isso, é deixado o repto à população para se juntar a estas atividades do projeto ‘’Plantar Lousada’’ e ajudar a tornar Lousada mais verde, com mais biodiversidade e melhor qualidade de vida para todos.

Campanha de doação de sangue para Lousadense

O Município de Lousada, em parceria com o IPST – Instituto Português do Sangue e da Transplantação IP, promove mais uma campanha de Doação de Sangue que está agendada para dia 12 de janeiro, entre as 9h30 e as 19h00. 

Em paralelo, vai realizar-se uma campanha de recolha/análise de futuros dadores de Medula Óssea. Esta campanha visa ajudar um jovem Lousadense, Pedro Teixeira, a quem foi diagnosticada Leucemia e ainda não foi possível encontrar um dador compatível. No entanto, quem participar nesta colheita pode estar a ajudar, para além do Pedro Teixeira, outras pessoas que se encontrem na mesma situação e necessitem de um dador de medula compatível.

Assim, o apelo é feito a todos os que pretendam ser dadores de Medula Óssea. Para tal é necessário ter entre 18 e 45 anos, pesar no mínimo 50kg e ter 1.50 metro de altura. É ainda requisito ser saudável e não ter recebido uma transfusão de sangue, desde 1980. Não é necessário estar em jejum.

Quem já efetuou o teste de dador de medula óssea na anterior campanha, realizada em 30 de agosto do ano passado, não necessita de se inscrever nesta atual.

As inscrições devem ser efetuadas até 10 de janeiro em www.cm-lousada.pt/p/doar-sangue

 A iniciativa vai decorrer no Espaço AJE, junto aos Bombeiros Voluntários de Lousada. Para informações adicionais pode ser consultado https://ipst.pt/index.php/pt/dador-de-sangue


Corrida S. Silvestre da Pequenada

No dia 14 de janeiro regressa a Corrida S. Silvestre da Pequenada. O percurso tem como ponto de partida e de chegada as Piscinas Municipais, e os destinatários são os alunos do ensino pré-escolar e do 1.º ciclo.

As inscrições, gratuitas, são efetuadas no local da prova, bem como o levantamento dos dorsais para a participação na prova.


Biblioárvore na Mata de Vilar

Na Mata de Vilar foi construído um novo equipamento de educação designado Biblioárvore, no qual se guardam os livros utilizados nas atividades do programa educativo. Todo o Serviço Educativo da Mata de Vilar, bem como a estratégia de gestão florestal, são criadas para irem de encontro aos espaços, atividades e momentos que, não só marquem emocionalmente quem os vive, mas que possam constituir verdadeiras plataformas para a promoção de uma maior consciência ambiental e literacia científica. 

As escolas do Município começaram a visitar a Mata de Vilar em novembro e, até à data, mais de 250 alunos, visitaram a Biblioárvore e participaram na atividade para ensino pré-escolar e primeiro ciclo intitulada: "Vilarico o contador de histórias". 

 O Serviço Educativo da Mata de Vilar disponibiliza um vasto leque de atividades para crianças e adolescentes, desde o ensino pré-escolar ao secundário. Da fauna, à flora, passando pela matemática, literatura, geografia, educação física, artes plásticas e tantas outras áreas, a floresta está à espera, para muitas descobertas e aprendizagens! Informações e marcações pelo email matadevilar@cmlousada.pt


Projeto DigiLEAD lança Ferramentas de Estratégia de Transformação Digital 

O projeto DigiLEAD é o primeiro projeto financiado pelo Erasmus+ que se foca no apoio a líderes escolares e equipas de liderança para desenvolver e implementar estratégias digitais nas suas escolas com base nas necessidades emergentes, devido à pandemia de Covid-19, ao mesmo tempo que apoia professores e estudantes a melhorar as suas aptidões e competências digitais.

Assim, o consórcio apresenta o primeiro resultado que é um conjunto de Ferramentas de Estratégia de Transformação Digital para líderes escolares e equipas de liderança escolar, que se encontra disponível no sítio da internet do projeto em inglês, búlgaro, português, holandês e grego. Esta ferramenta consiste num conjunto de orientações e material educativo para apoiar o desenvolvimento e implementação de uma estratégia de transformação digital nas escolas. 

As áreas abrangidas passam pela criação uma visão e objetivos escolares, realização de uma análise SWOT para a escola, alinhamento curricular, avaliação, estratégias inovadoras de ensino e aprendizagem e necessidades e adaptações de infraestruturas. São também áreas importantes as referentes aos cronogramas, calendarização e monitorização contínua, avaliação e apoio contínuos, apoio a professores, estudantes e pais e privacidade, saúde e bem-estar de professores e estudantes.

O consórcio está a trabalhar no segundo resultado que é um Curso de Formação para líderes escolares sobre o desenvolvimento de estratégias de transformação digital. O curso de formação organizado em Atenas, no próximo mês de março.

Para mais informações, podem ser consultadas as redes sociais, nomeadamente o Facebook e Instagram. Para quem estiver interessado no projeto e quiser mais informações, pode visitar o sítio da internet do projeto DigiLEAD.

Município de Lousada foi parceiro no Mind Coach

O Projeto Europeu “Mind Coach, change your mind, coach!”, na área do desporto, em que o Município de Lousada foi parceiro, terminou no passado dia 31 de dezembro.

Entre janeiro de 2020 e dezembro de 2022 o Município de Lousada (Portugal), o Slovenian University Association (Eslovénia), o HASK Mladost (Croácia), o Novel Group (Luxemburgo), o Lithuanian Sport University (Lituânia), o Symplexis (Grécia), o CARDET (Chipre) e o IDEA Municipality of Alzira (Espanha) desenvolveram um curso de formação para agentes desportivos, em especial treinadores e técnicos, tendo como objetivo principal identificar e atuar sob comportamentos discriminatórios expressos por atletas entre os 16 e os 21 anos.

Resultaram deste projeto o relatório especificado e atualizado da situação nacional de cada país parceiro relativamente à discriminação e ao desenvolvimento do curso de formação, um curso de formação online, um Manual Didático para formadores de treinadores, uma plataforma eLearnimg, um relatório sobre a fase piloto e os resultados e recomendações políticas. Esta últimas estão disponíveis no site do Município e podem ser acedidas através do link https://shre.ink/1jCO 

O curso de formação online e respetivos materiais didáticos vão continuar disponíveis para https://elearning.changeyourmindcoach.eu/login/index.php


Partilhar