Corpos das duas enfermeiras aguardam trasladação para Portugal


Edição de hoje do Jornal de Notícias dá destaque para a morte, nos Estados Unidos, de duas enfermeiras, uma de -Azurém-Guimarães e outra de Arouca, num acidente de viação e publica a foto que aqui pode ver. Uma tragédia. 


NOTICIA JN

Enfermeiras do Norte morrem em acidente em Los Angeles


Raquel Moreira, de Arouca, e Tatiana Brandão, de Guimarães, seguiam num automóvel que foi abalroado por um autocarro

Duas jovens enfermeiras portuguesas morreram, na última sexta-feira, vítimas de um acidente rodoviário em Los Angeles, nos Estados Unidos da América, onde estavam a passar férias. Raquel Moreira era natural de Alvarenga, Arouca, e Tatiana Brandão de Guimarães. Ambas tinham à volta de 30 anos e estavam a trabalhar num hospital de Southampton, no Reino Unido.

Segundo colegas que trabalharam com a enfermeira de Guimarães, no Hospital de Southampton, o acidente terá ocorrido quando um autocarro entrou em despiste e embateu na traseira do carro em que seguiam Tatiana e Raquel, no banco de trás. No mesmo veiculo viajavam a sogra de Tatiana e o companheiro desta, de origem grega, que estão hospitaliza- dos em estado considerado grave.

Raquel e Tatiana eram amigas de longa data e há muito que tinham planeado esta viagem. A primeira havia publicado, há precisamente uma semana, no Facebook, um video das duas em momentos de grande diversão.

A tragédia deixou, naturalmente, familiares e amigos em choque. No caso de Raquel Moreira, ontem multiplicavam-se as homenagens nas redes sociais.

Fonte oficial do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) confirmou ao JN as consequências trágicas do acidente que vitimou as duas enfermeiras nos Estados Unidos. Especificou que o caso "foi acompanhado pelo MNE, por não se identificar. através do nosso consulado- -geral em São Francisco, que esteve sempre em contacto com as autoridades locais e também com as famílias". A mesma acrescentou que o consulado-geral estava a dar "o habitual apoio documental para a trasladação. 

A jovem enfermeira de Guimarães integrou a tuna feminina da Escola Superior de Saúde Norte da Cruz Vermelha Portuguesa, uma instituição de Ensino Superior Politécnico de Oliveira de Azeméis.


"É UMA TRAGÉDIA"

Na impossibilidade de falar com alguma representante desta tuna, OJN conseguiu chegar à fala com um elemento da tuna masculina, que confirmou "a tristeza profunda" que todos sentiram quando, anteontem, tiveram a confirmação do acidente que vitimou a colega. "A Raquel era um poço de espírito, uma pessoa sempre bem-disposta. É uma tragédia perder uma amiga tão nova", referiu, emocionado, ainda que optando pelo anonimato.

O mesmo sentimento invadia a família e os amigos de Tatiana- Brandão, que era filha de uma funcionária da Câmara Municipal de Arouca.

Os corpos das duas malogradas enfermeiras aguardam agora os trâmites legais para a trasladação para Portugal.


Jornal de Notícias 

Paulo Lourenço e Rui Dias locais@jn.pt

Partilhar