Visita à construção do novo Centro Saúde de Moreira de Cónegos










 O Partido Socialista de Guimarães visitou este fim de semana as obras de construção do novo Centro de Saúde de Moreira de Cónegos, no âmbito do ciclo de visitas que está a efetuar relacionadas com a temática da saúde.

A delegação do PS, acompanhada pela Vereadora Sofia Ferreira, pelo Presidente de Junta, António Brás, e pela Diretora Executiva da USF, Eunice Gonçalves, conheceu o atual ponto de situação da Unidade de Saúde de Moreira de Cónegos, juntamente com responsáveis do Departamento de Obras Municipais da Edilidade, membros do Executivo da Junta de Freguesia de Moreira de Cónegos liderado por António Brás e responsáveis da USF local.

O edifício com configuração em estrela, que se identifica com a função de saúde pública, está a ser construído no terreno localizado na rua do Bacelo, na Vila de Moreira de Cónegos. “Será um centro de referência na prestação de cuidados de saúde, garantindo à população cuidados de alta qualidade”, referiu Ricardo Costa, Presidente da Concelhia.

Entre outros espaços, o Centro de Saúde de Moreira de Cónegos será equipado com gabinetes de enfermagem, gabinetes de consulta, salas de tratamentos, sala de amamentação e fraldário, sala de internos, sala de espera adultos e sala de espera materno-infantil.

Do ponto de vista funcional, o novo Centro de Saúde terá três entradas. Na principal, a Norte, o acesso destina-se a utentes, enquanto a entrada nascente terá dois tipos de acessos diferenciados: uma de serviço e outro para entrada de pessoal médico e auxiliares, incluindo a entrada de macas.

A obra da construção do novo Centro de Saúde resulta de um contrato-programa estabelecido entre a Administração Regional de Saúde do Norte e o Município de Guimarães. A nova Unidade de Saúde Familiar está a ser executada pela empresa NVE Engenharias, num investimento de 2,27 milhões de euros (mais IVA), com o apoio da CCDR-N, ao abrigo do Norte 2020 (Programa Operacional Regional do Norte).

Partilhar