Eulalenses solidários com Associação de Apoio à Vítima


Realizou-se no Dia Internacional da Mulher uma caminhada solidária em Santa Eulália de Vizela. 

Os participantes ofereceram bens e produtos que vão ser entregues à APAV de Braga. 

O autarca eulalense Pedro Martins disse ao ddV que a iniciativa foi muito participada e o resultado bastante positivo para a APAV.

Anunciou que brevemente outras iniciativas de cariz solidária serão postas em prática na vila de Santa Eulália. 

Uma nota do movimento Sente Santa Eulália apresenta os seguintes agradecimentos e considerações:


"Agradecimentos em especial: à Junta de Freguesia de Santa Eulália, APAV | Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, Nela Flores, Fema - Transportes Express & Logistics, Supermercado Vilela, Supermercado Marta Ferreira, Supermercado Portelas, Loja do Lamarão, Euro Mercadinho de Santa Eulália, Grupo Motard BLACK DOG, Rádio Vizela, Jornal Digital de Vizela.


Os membros do projeto "Sente Santa Eulália", estão muito agradecidos pela presença de todos os participantes que reservaram um tempo para participar do nosso evento de ontem. 

Tivemos um resultado incrível e conseguimos arrecadar várias doações em beneficio da APAV. A vossa participação e o vosso apoio tiveram um papel muito importante no sucesso desta campanha solidária.

Tudo que foi recebido será devidamente distribuído e muito bem utilizado por aqueles que mais necessitam.

Em tempos difíceis como estes que temos passado, em que a situação do país está complicada para todos, é muito bom saber que ainda podemos contar com as nossas gentes. A caminhada fez-nos suspirar e acreditar num mundo melhor. Obrigada mais uma vez por contribuírem com esta nobre causa.

Contamos com todos vocês numa próxima atividade! Bem hajam a todos! @sentesantaeulalia

"

O QUE É A APAV

A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) é uma instituição particular de solidariedade social, pessoa colectiva de utilidade pública, que tem como objectivo estatutário promover e contribuir para a informação, protecção e apoio aos cidadãos vítimas de infracções penais.


É, em suma, uma organização sem fins lucrativos e de voluntariado, que apoia, de forma individualizada, qualificada e humanizada, vítimas de crimes, através da prestação de serviços gratuitos e confidenciais.


Fundada em 25 de Junho de 1990, é uma instituição de âmbito nacional, localizando-se a sua sede em Lisboa.


Para a realização do seu objectivo, a APAV propõe-se, nomeadamente:


» Promover a protecção e o apoio a vítimas de infracções penais, em particular às mais carenciadas, designadamente através da informação, do atendimento personalizado e encaminhamento, do apoio moral, social, jurídico, psicológico e económico;


» Colaborar com as competentes entidades da administração da justiça, polícias, de segurança social, da saúde, bem como as autarquias locais, regiões autónomas e outras entidades públicas ou particulares;


» Incentivar e promover a solidariedade social, designadamente através da formação e gestão de redes de cooperadores voluntários e do mecenato social, bem como da mediação vítima-infractor e outras práticas de justiça restaurativa;


» Fomentar e patrocinar a realização de investigação e estudos sobre os problemas da vítima, para a mais adequada satisfação dos seus interesses;


» Promover e participar em programas, projectos e acções de informação e sensibilização da opinião pública;


» Contribuir para a adopção de medidas legislativas, regulamentares e administrativas, facilitadoras da defesa, protecção e apoio à vítima de infracções penais, com vista à prevenção dos riscos de vitimização e atenuação dos seus efeitos;


» Estabelecer contactos com organismos internacionais e colaborar com entidades que em outros países prosseguem fins análogos.

Partilhar