Ucranianos apoiados pelo Rotary Club de Vizela


O apoio dos rotários de Vizela, através de um subsídio, continua a ser dado a duas famílias ucranianas, com especial incidência nas despesas com a alimentação, higiene, saúde e de formação, permitindo a sua inclusão social.

O clube candidatou este projeto e recebeu a aprovação da The Rotary Foundation, o que possibilitou incrementar o valor disponível para esta ação, que melhora as condições das famílias, para que possam ser acolhidas na comunidade, minorando as dificuldades criadas pela saída da Ucrânia, por causa da guerra aí existente.

Para mais esta atividade, o Rotary Club de Vizela contou com a parceria da fundação rotária, bem como de diversas empresas, que se associaram ao clube, no fornecimento de bens, equipamentos e aulas de formação, diminuindo as dificuldades, nomeadamente a integração laboral. As duas famílias, de mulheres e crianças, são de jovens com idades entre 1 ano e os 36 anos. 

Além da articulação com as famílias, o clube rotário dinamizou o apoio do Gabinete de Assuntos Sociais e Inclusão, no âmbito dos processos de Proteção temporária, Segurança Social, Ministério da Saúde, Instituto de Emprego e Formação Profissional e Ensino do Português. 

Este projeto rotário é designado por “Subsídio de Apoio a Desastres – Integração de Refugiados Ucranianos”, enquadrando custos com a educação, ensino de línguas, meios pedagógicos, apoio psicológico e ao emprego, médicos, enfermeiros e medicamentos, habitação, higiene, vestuário, produtos alimentares de necessidade imediata e intervenção comunitária.



Partilhar