Hoje é o dia mundial da árvore a tal


Em S. Bento (montanha que vem sendo reflorestada através da Confraria, das empresas, das escolas e associações nos últimos anos e hoje recebe uma nova árvore da Universidade Sénior do Rotary Club de Vizela), e no Parque das Termas, encontra-se concentrado o maior número de árvores do concelho de Vizela. 

Na foto a impressionante grossura de raízes de uma árvore do Parque das Termas bebendo no Rio Vizela 

O Dia Mundial da Árvore ou da Floresta celebra-se anualmente 

a 21 de março.

Neste dia decorrem várias ações de arborização e reflorestação, em diversos locais do mundo.

O objetivo da comemoração do Dia Mundial da Árvore é sensibilizar a população para a importância da preservação das árvores, quer ao nível do equilíbrio ambiental e ecológico, como da própria qualidade de vida dos cidadãos. Estima-se que 1000 árvores adultas absorvem cerca de 6000 kg de CO2 (dióxido de carbono).


Origem do Dia da Árvore 

A celebração do Dia Mundial da Árvore ou da Floresta começou a 10 de abril de 1872, no estado norte-americano do Nebraska (EUA). O seu mentor foi o jornalista e político Julius Sterling Morton, que incentivou a plantação ordenada de árvores no Nebraska, promovendo o "Arbor Day".

Em Portugal, a 1.ª Festa da Árvore comemorou-se a 9 de março de 1913 e o 1.º Dia Mundial da Floresta a 21 de março de 1972.

Nessa mesma data, comemora-se também o Dia Mundial da Poesia.


A MORTE DE UMA ÁRVORE 

Nos últimos sete anos da sua vida de seguramente mais de um século e meio fez-me companhia.

Passava todos os dias por ela. Muitas vezes parei a pensar no que me poderia contar. Muitas vezes, já de longe, senti o cheiro das folhas e passei a mão pelo seu tronco. Uma das brincadeiras das minhas filhas era erguerem os braços junto ao tronco inclinado e fingirem que seguravam a árvore (tinha mais de um metro e meio de diâmetro e o peso de três a quatro elefantes) para que não nos caísse em cima.

A sua espécie tem má fama, merecida má fama pelo uso que nós lhe damos: é plantada como monocultura a perder de vista, nada mais cresce nos eucaliptais, na nossa latitude poucos pássaros ou outros animais suportam a sua companhia; têm o proveito do 'ouro verde' as gerações de accionistas da poluente indústria da celulose e pasta do papel e quem não sabe o que mais fazer com as suas terras, planta eucaliptos e ganha uns cobres. São um atestado de pobreza ambiental, o combustível dos vastos e regulares incêndios, ardem como fósforos, explodem de tão tanto óleo que contêm.

Diz-se que os primeiros eucaliptos chegaram a Portugal há uns 200 anos, vindos da Austrália ou da Indonésia. Mas não se sabe, ao certo. Esta árvore, derrubada há dez dias teria "mais de 300, talvez 400 anos", disse-me a técnica que acompanhou o seu derrube. Estaria doente, "só 5% do tronco ainda vivo de acordo com os exames feitos", e o seu abate terá sido adiado durante três anos "na esperança que fosse evitável". Espero que não se tenham enganado quanto à doença e à decisão como se poderão ter enganado quanto à sua idade. Ou será que esta árvore chegou a Portugal antes de outros eucaliptos terem sido trazidos para a Europa pelos ingleses? 

Terá sido plantada por monges para drenar os terrenos pantanosos entre a costa e a falésia em São João da Caparica? Se assim aconteceu, foi bem sucedida.

Os eucaliptos são como nós, destrutivos quando em multidões e exércitos, mas cada um destes matusaléns solitários é admirável e digno. Este imponente eucalipto tinha o meu respeito e carinho. Vou sentir a sua falta enquanto por cá andar.

Texto do Facebook de Miguel Szymanski


COMENTÁRIO DE RUI PEDRO FLOREIRO 


… o eucalipto, enquanto árvore, tem o mesmo valor que qualquer outra árvore… senão mais…


As desvantagens de uma plantação de eucaliptos, são por demais conhecidas…


As vantagens nem tanto…


Uma plantação de eucaliptos, esgota os solos, porque Crescendo rápido, os eucaliptos retiram os nutrientes do solo, em compensação, uma plantação de eucaliptos retira da atmosfera mais CO2 que qualquer outra planta…


Como qualquer outra coisa, decisiva é a quantidade de árvores por área…


De facto, os carvalhos e os sobreiros, ou até mesmo os pinheiros, estão mais adaptados ao nosso clima… são árvores que interrompem o seu crescimento…


Por exemplo um sobreiro apenas cresce na primavera e no outono, interrompendo o seu crescimento no verão, por falta de água, e no inverno devido ás temperaturas baixas…  mas a quantidade de CO2 quem estas árvores captam da atmosfera é muito menor do que a dos eucaliptos, que acumulam CO2 no seu crescimento..


Cada árvore é um armazém de CO2, sendo naturalmente decisivo aquilo que se faz com a árvore…


Se a Madeira for usada em móveis que duram uma centena de anos, o CO 2 fica armazenado durante mais tempo…


Se a árvore for transformada em papel… que passado um ou dois anos acaba numa lixeira… o CO2 fica nessa lixeira…


Eu tenho terrenos com eucaliptos!


Quando adquiri os terrenos os eucaliptos já lá estavam…


E não conheço um único proprietário que alguma vez tenha plantado eucaliptos…


Quem planta os eucaliptos são os madeireiros, os mesmos que os cortam… porque nenhum pequeno proprietário tem os meios técnicos para plantar eucaliptos…


Quando os eucaliptos têm dimensões para o corte, os madeireiros contactam os proprietários… e perguntam se podem plantar os eucaliptos pelo direito de dois cortes… 


Os proprietários aceitam, porque assim o terreno é limpo de mato e das sapatas velhas… ao fim de uns 8 anos, o madeireiro faz o primeiro corte, e o proprietário recebe 1000 ou 2000 euros, passados mais uns 9 anos, o madeireiro faz o segundo corte e o proprietário recebe outro 1000 ou 2000 euros…


Depois passados mais 10 anos, o madeireiro oferece-se para fazer o 3 corte, e plantar eucaliptos de novo… nesta altura o proprietário pode escolher outro madeireiro…


Portanto na prática o que acontece é que o proprietário aluga o terreno ao madeireiro por 20 anos, em troca de 2000 ou 3000 euros…


Agora eu mandei um madeireiro cortar os meus eucaliptos, recebo 1000 euros… depois tenho de alugar uma máquina, e gasto 2000 euros para arrancar as sapatas, depois gasto mais uns 1000 euros para as tirar do terreno… 


Depois fico com um terreno limpo, onde tenho de gastar todos os anos uns 500 euros para ele permanecer limpo…


E o problema é que não existe nenhuma outra cultura, que proteja os solos… um terreno sem árvores é um terreno desprotegido… 


Um Carvalho leva 50 anos para ser uma árvore…. E isto se lhe forem dadas condições…


Um terreno que não seja cuidado, rebentam sobreiros e carvalhos a distâncias de 20 cm uns dos outros, competindo por nutrientes, a maioria morre ao fim de 15 ou 20 anos, ficando de pé, num emaranhado de Ramos secos… como a luz do sol não chega aos solo, não nasce mais nada…

Por todo o lado surgem térmitas, que atacam os ninhos das aves, que atacam as tocas dos coelhos…


Desaparecem os pássaros, e todos os mamíferos, perseguidos pelos insectos… as árvores secas, e os solos em putrefação, criam as condições ideias para fungos e míldios, que atacam as plantas em redor…


O problema é que faltam nas nossas matas, os mamíferos de grande porte, que no passado criaram as matas da Europa…


Uma mata, precisa de animais de grande porte, que abram caminhos e clareiras, permitindo a algumas árvores ganharem a competição por nutrientes e sol… só assim surgem árvores de grande porte, e uma mata saudável…


Uma vez que exterminamos os animais da floresta, hoje temos de ser nós, a criar clareiras… e permitir que algumas árvores selecionadas se desenvolvam mais… temos de retirar a madeira morta…  temos de estrumar algumas árvores…


Todas as matas que temos hoje na Europa central… são matas artificiais… e é impossível surgir uma mata natural saudável… sem interferência do homem…


Para entender isto basta observar como os elefantes derrubam árvores na savana africana…


Eles não estão a destruir árvores, estão a permitir o nascimento de novas árvores…


Ao exterminarmos bisontes, ursos, veados, destruímos os „jardineiros“ naturais, e não nos resta senão fazer o trabalho que eles faziam…


(...)

Pedro Ventura…


Na Europa não existem florestas naturais…


2/3 das florestas europeias têm menos de 150 anos…


Uma coisa são florestas mistas, outra coisa são florestas naturais!


O país da Europa com mais floresta neste momento é a Alemanha… mais floresta por área total…


Se você for passear numa floresta alemã, vai encontrar marcas de tinta em algumas árvores e vai encontrar estacas, com marcas de cor, espetadas no chão…


Todas as árvores nas florestas, da Alemanha são inspecionadas todos os anos, por um engenheiro florestal, e as árvores para abate são marcadas… com cores diferentes caso sejam abatidas devido a doença ou infestação ou para madeira…


Ao mesmo tempo, o engenheiro florestal coloca estacas, nos locais em que devem ser plantadas novas árvores, as estacas têm um código de cores de definem a espécie a plantar…


Os proprietários estão obrigados a cortar as árvores indicadas para corte, e dar-lhes o destino determinado de acordo com a razão do corte…


E estão obrigados a plantar as novas árvores, sob pena de pesadas multas se não o fizerem…


Portanto, não há florestas naturais, cada árvore em cada local existe por decisão humana…


Mesmo existindo na Alemanha vários animais selvagens… por exemplo um vara de javalis, dependendo do número de animais, pode fazer uma clareira com um diâmetro de até, 10 metros, no meio da floresta… será o local onde dormem…


Mas uma vara de javalis, têm um território, e vão por norma fazer o seu dormitório sempre no mesmo sítio…


No passado quando havia predadores como ursos ou lobos, os javalis variavam os seus territórios… hoje já não há razão para isso…


Quanto á sua pergunta, sobre quais os animais que vão buscar Ramos secos á floresta…


Isso é piada?


Uma coisa é haver Ramos secos que caiem ao solo, entram em contacto com a umidade do solo, e são decompostos por fungos e insectos em relativamente pouco tempo… 


Outra coisa muito diferente, é você ter uma área, em que nasce um Carvalho ou um sobreiro a cada 20 cm…


As árvores jovens crescem demandado bastas, ou seja: demasiado perto umas das outras…


E crescem finas e esguias em altura, porque competem umas com as outras pela luz do sol…


Atingem mais ou menos uma altura de 2 a 4 metros… antes que se esgotem os nutrientes no solo… assim surgem as conhecidas matas de carvalheiros…  muitos carvalhos finos e esguios, num emaranhado intransponível…


Eu conheço matas assim com mais de 80 anos…


… no passado existiam manadas de ruminantes, e ursos, que abriam caminhos nestas matas, destruído parte das árvores, e aumentando assim as possibilidades de crescimento de outras…


Esses animais, hoje não existem… o que acontece é que as árvores morrem de pé, num emaranhado de Ramos secos… focando de pé, não têm umidade suficiente para serem decompostas por fungos… então, atraírem térmitas, formigas que vivem de madeira seca…


Se um pássaro fizer um ninho… o mais tardar assim que os filhotes saírem dos ovos, são atacados pelas térmitas…


Essas matas estão cheias de ninhos com os esqueletos dos pássaros e as cascas dos ovos…


Ao nível do solo, proliferam fungos e míldios.. insectos e répteis, mas existe uma ausência total de roedores ou pequenos mamíferos…


Facto é que estes solos são extremante pobres, e existe uma ausência completa de minhocas…  


Uma mata pode existir neste estado durante dezenas de anos, sendo uma área de morte, para pássaros e mamíferos…


A ideia de que basta deixar a mata entregue a si própria, é um mito urbano…


Nos Alpes, nas zonas altas das montanhas, de difícil acesso, a floresta está a morrer…


A flora surgiu em equilíbrio com a fauna, ao destruirmos a fauna, condenamos a flora…


Se destruímos a fauna, temos de a substituir e ser os nós a cuidar da flora.

Partilhar