Ampliado cemitério de S. Miguel e anunciadas ampliações dos cemitérios de Santa Eulália e Infias


 



















 (Vídeo) O cemitério de S. Miguel das Caldas viu esta manhã inaugurada e benzida (pelo Padre Constantino) a sua ampliação para novas 61 sepulturas e nove capelas em espaço anteriormente ocupado pelas Casas da Rua do Senhor que foram adquiridas pela Câmara e realojados os seus moradores a quem Victor Hugo Salgado agradeceu e alguns presentes também agradeceram a mudança. (Ouça os discursos no vídeo).
                          (Vídeo da inauguração) 

O edil anunciou que depois desta ampliação segue-se a do cemitério de Santa Eulália, tendo já sido aquirido um imóvel devoluto limítrofe para onde o cemitério vai crescer e está em estudo a criação de um novo espaço para o cemitério de Santa Maria de Infias. 
O Presidente recordou que já foi comprado um terreno para ampliação do cemitério de S. João das Caldas e será em breve adquirido outro.
Recordou ainda nesta área a inauguração das casas Mortuárias de S. Paio de Vizela e Santa Eulália. 

DISCURSO DO PRESIDENTE DA UNIÃO DE FREGUESIAS S.JOÃO E S. MIGUEL
Depois de no último dia 12 de Março termos assistido à inauguração da requalificação da Avenida dos Bombeiros Voluntários, estamos hoje, novamente a inaugurar uma nova valência de vital importância para a nossa cidade mais concretamente para S. Miguel das Caldas. É assim o progresso que desejamos todos.

Face à evolução demográfica de Vizela e ao elevado número de falecimentos daí inerentes que ocorre todos os anos, foi necessário, ao longo dos tempos e em mais de cem anos deste cemitério, partir por diversas vezes para a sua ampliação. Digamos que esta será a sexta intervenção aqui registada.

Graças ao grande empenho, ao enorme poder negocial e franco diálogo do Sr. Presidente Victor Hugo Salgado, que muito reconhecemos, foi possível adquirir, junto dos respectivos proprietários, as velhas habitações da Rua Casas do Senhor, sobranceiras a este campo santo. Entretanto, esses velhos prédios foram demolidos, criando-se condições para a ampliação levada a cabo pela Câmara Municipal e pela União de Freguesias de S. Miguel e S. João das Caldas.
Só assim foi possível criar este novo espaço que vai dotar este cemitério de mais 61 novas sepulturas e nove capelas.
Calculamos que a longo prazo este é um número que ficará aquém das necessidades efetivas duma freguesia que cresce a olhos vistos, todavia, colmatará no presente, as necessidades mais prementes.

O crescimento populacional de Vizela foi grande nos últimos anos e isso também se reflete no número de óbitos que ocorre em cada ano. Como tal, urge dar resposta às naturais sobrelotações dos dois cemitérios da cidade  tendo sido por isso efetuada a ampliação que hoje inauguramos e já ter sido diligenciado pela Câmara e União de Freguesias a compra de um terreno à Mundotêxtil para expandir o cemitério de S. João das Caldas que está lotado. 
Senhor Presidente Dr. Victor Hugo Salgado, muito obrigado pelo seu prestimoso trabalho em fazer de Vizela um espaço onde dá gosto viver e onde aqueles que partiram para o Além encontram na sua última morada a dignidade e o brio que sensibiliza todas as suas famílias que recorrem frequentemente a estes campos santos para lhes prestarem as mais sentidas homenagens. 
Muito obrigado e um bem haja.
 
JOSÉ ARMANDO BRANCO 
Presidente da União de Freguesias de S. João e S. Miguel das Caldas.

Partilhar