Falecimento de João Serra nota de pesar Câmara Guimarães


João Bonifácio Serra, antigo presidente da Fundação Cidade de Guimarães 

O Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, expressa a sua consternação pelo falecimento de João Serra, apresentando à sua família e amigos as mais sentidas condolências.

 João Bonifácio Serra nasceu em Caldas da Rainha, em 22 de abril de 1949, tendo falecido esta quarta-feira, dia 19 de abril, em vésperas de completar 74 anos de idade. Licenciou-se em História, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, em 1974. 

 João Serra teve uma longa carreira docente no ensino secundário e superior. Foi professor em Caldas da Rainha, Castelo Branco, Leiria e Lisboa. Foi membro da primeira comissão instaladora da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, tendo participado na criação dos cursos de mestrado em Gestão Cultural, de que foi coordenador, e da licenciatura em Programação e Produção Cultural. Foi ainda Professor Coordenador do Politécnico de Leiria, e participou em vários projetos de planeamento e intervenção cultural em municípios como Leiria, Caldas da Rainha, Óbidos, Bombarral, Torres Vedras e Peniche. 

 Entre 1996 e 2006, João Serra foi Consultor, Assessor e Chefe da Casa Civil do Presidente da República Jorge Sampaio, tendo recebido diversas condecorações estrangeiras e portuguesas, destacando-se os títulos de Grã-Cruz da Ordem de Cristo e Grande Oficial da Ordem da Liberdade. Desde 2011, que é membro do Conselho Nacional das Ordens Honoríficas Nacionais.

Recentemente, João Serra assumiu um papel de coordenação da candidatura de Leiria a capital europeia da cultura no âmbito da ‘Rede de Cultura 2027’.


João Serra teve um papel fundamental na organização e programação de Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura, tendo desempenhado funções na Fundação Cidade de Guimarães como Vogal Executivo do Conselho de Administração, entre 2009 e 2011, e como seu Presidente e Programador da Área do Conhecimento, entre 2011 e 2013. Foi esse trabalho em prol de Guimarães, e da Cultura, que foi reconhecido, em 24 de Junho de 2013, quando lhe foi atribuída a Medalha da Cidade em Ouro pelo reconhecimento e pela forma determinada que fez dele um dos rostos principais de Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura. Com João Serra, os Vimaranenses sentiram que o evento lhes pertencia, recuperando assim a credibilidade junto de parceiros institucionais, artistas, criadores e programadores. 

O Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, expressa a sua consternação pelo falecimento de João Serra, através desta Nota de Pesar, apresentando à sua Família e Amigos as mais sentidas condolências.

Partilhar