Guimarães celebra 25 de abril com programação dedicada a Santos Simões


Evento ocorre de 19 de abril a 7 de maio e promete oferecer uma verdadeira ode à Liberdade, com uma grande diversidade de eventos culturais que abrangem cinema, tertúlias, exposições, fotografias, fanzine, teatro, música e poesia, inspirados na vida e obra de Santos Simões.

Foi apresentado o programa da edição de 2023 “Abril com cantigas do Maio”, dedicada a Joaquim dos Santos Simões, figura incontornável da história de Guimarães, e de abril, e que celebra este ano o centenário do seu nascimento.


Esta programação promete oferecer uma verdadeira ode à Liberdade, com uma grande diversidade de eventos culturais que abrangem cinema, tertúlias, exposições, fotografias, fanzine, teatro, música e poesia. Durante quase três semanas, de 19 de abril a 7 de maio, os vimaranenses e os visitantes terão a oportunidade de mergulhar num universo rico e variado de manifestações artísticas, que celebram a história e os valores do 25 de abril. Desde projeções de filmes icónicos, até debates e conversas inspiradoras, exposições de fotografias que retratam a luta pela liberdade, performances teatrais e musicais, e poesia que ecoa os ideais de democracia e justiça social, esta programação promete cativar os corações e mentes de todos aqueles que participarem neste evento histórico. É uma oportunidade única de imergir na cultura e na nossa história, reforçando o espírito de inclusão e criatividade que permeia as comemorações dos 50 anos do 25 de abril.


Paulo Lopes Silva, vereador da Câmara Municipal de Guimarães, destacou que "esta organização é um ato de liberdade que nunca pretendeu ser uma iniciativa da câmara, mas sim uma iniciativa agregadora, onde cada organização propõe um programa que reflete os valores de abril". Paulo Lopes Silva expressou ainda a sua intenção de continuar a fomentar esta iniciativa inclusiva, unindo as organizações para concretizar a vontade de celebrar abril e, este ano, a obra de Joaquim dos Santos Simões. "Estamos satisfeitos por estarmos, finalmente, a homenagear Santos Simões e o seu legado, nas celebrações do 25 de abril", concluiu.


A presença de Isabel Santos Simões, filha de Joaquim dos Santos Simões, na conferência de imprensa foi marcada por gratidão. Como representante do legado de seu pai, Isabel expressou o seu agradecimento pela homenagem que está sendo feita em comemoração ao centenário de seu pai, evidenciando a importância deste reconhecimento para a memória do seu pai e para a valorização dos ideais de liberdade e democracia que o 25 de abril representa.


Esta é uma iniciativa conjunta da Câmara Municipal de Guimarães, do Convívio - Associação Cultural, do Cineclube de Guimarães, do Centro Infantil e Cultural Popular, do Círculo de Arte e Recreio, da Sociedade Martins Sarmento e da Sociedade Musical de Pevidém, "Abril com Cantigas do Maio" mantém-se como uma ação colaborativa entre as forças vivas de Guimarães, refletindo os propósitos do governo de tornar as comemorações "inclusivas e criativas".


Joaquim António dos Santos Simões (EspinhalPenela12 de Agosto de 1923 — 23 de Junho de 2004) foi um político, professor e pedagogo português.

Joaquim Santos Simões

Santos Simões teve um papel importante como dinamizador cultural nos vários locais onde viveu, em especial, Coimbra e Guimarães. Foi presidente da Sociedade Martins Sarmento, nesta última cidade, desde 1990, onde desenvolveu um trabalho de grande relevância, como, por exemplo, a instalação do Museu de Cultura Castreja (em Salvador de Briteiros) e a concretização da Casa de Sarmento – Centro de Estudos do Património.



Partilhar