Morreu João Magalhães dono de museu de automóveis e moda em Espanha

João Manuel Magalhães (da família Magalhães em tempos proprietária da empresa Têxtil Vizela, faleceu ontem em Málaga-Espanha onde era proprietário de um imponente museu de automóveis e de vestuário, com grande parte dos objectos de origem familiar. Os carros, que eram de seu pai, chegaram a estar expostos em Portugal no Caramulo.

Nos anos 1960 e 1970 os carros de João Magalhaãs e de seu pai, lustrosas donas elviras ou calhambeques, participavam nos ralis que a Junta de Turismo de Vizela realizava no Parque das Termas. Grandes e belas relíquias. 












Conhecedor deste industrital, o presidente da Junta da Vila de Moreira de Cónegos, recordou ao ddV que João Magalhães chegou em tempos em demonstrar interesse em fundar o museu em Famalicão.  Tal não terá sido possivel e o mesmo acabaria por ser implantado em Málaga-Espanha onde a família era proprietária de terras.

António Brás, que há uns anos publicou interessante biografia de João Magalhaes, recordou que este empresário e apaixonado por carros e moda, era muito amigo do Alcaide de Málaga e terá recebido daquele força para avançar com a fundação do Museu grande atrativo da cidade espanhola. 

Nas redes sociais multiplicam-se as palavras de conforto à família de João Magalhães e rasgados elogios à obra fundada no País vizinho "Museu digno de se visitar".



MUSEY

Um espaço multicultural que combina arte e luxo

Situado na antiga fábrica de tabaco da cidade de Málaga, este museu percorre a história do automóvel, da alta costura e de outros objetos de luxo com modelos e designs únicos nunca antes expostos. Conta com uma extraordinária coleção privada exposta em 6.000 metros quadrados que descreve a evolução artística e histórica desde o final do século XIX através de 13 salas temáticas.

Por um lado, o visitante encontrará quase uma centena de veículos exclusivos restaurados e pertencentes a diferentes épocas e tendências, como a Belle Époque e a Art Decó. O percurso mostra como as tendências artísticas evoluíram graças a designers de veículos como Ettore, Bugatti, Gordon Buehrig, Giuseppe Figoni, Freestone e Labourdette. Podem ser contemplados automóveis com estofamentos de couro de avestruz e vison, madeiras preciosas, puxadores de marfim e prata, motores customizados...

Por outro lado, o museu possui a coleção “The Show Must Go On”, composta por peças vintage pertencentes a famosas marcas como Chanel, Dior, Givenchy, Balmain e Prada e relacionadas com figuras femininas importantes na história.

Tudo isso unido a diversas instalações de peças de arte contemporânea e muitas outras surpreendentes faz deste espaço um lugar de visita altamente recomendável.

A nota de pesar do museu em Málaga-Espanha 

Nós do Museu do Automóvel e da Moda lamentamos informar o falecimento de João Magalhaes, fundador e proprietário da coleção, ontem, 9 de agosto de 2023.

Por respeito a ele e à sua família, o museu permanecerá fechado durante o dia de hoje, 10 de agosto, bem como a manhã de 11 de agosto, na qual será despedido de forma privada entre familiares e próximos no interior do museu, aquele que foi a sua casa por quase 13 anos.

São dias tristes para a Cultura, especialmente para os membros do Museu do Automóvel e da Moda que, como instituição e como equipa, se juntam à dor da família por esta grande perda de quem era a alma deste espaço cultural tão emblemático para a cidade de Málaga.

COMUNICADO OFICIAL DO MUSEU

Desde el Museo Automovilístico y de la Moda lamentamos informar del fallecimiento de Joao Magalhaes, fundador y propietario de la colección, ayer 9 de agosto de 2023.

Por respeto hacia él y su familia, el museo permanecerá cerrado durante la jornada de hoy 10 de agosto, así como la mañana del 11 de agosto, en la que se le despedirá de forma privada entre familiares y allegados en el interior del museo, el que ha sido su casa durante casi 13 años.

Son días tristes para la Cultura, en especial para los miembros del Museo Automovilístico y de la Moda que, como institución y como equipo, se suman al dolor de la familia por esta gran pérdida del que fuera el alma de este espacio cultural tan emblemático para la ciudad de Málaga.


Museo Automovilístico y de la Moda


A história de João Magalhães no Diário de Notícias. Leia aqui

Partilhar