André Villas-Boas novo presidente do FC Porto

Vitória de André Villas-Boas (na foto no Auditório Municipal Francisco Ferreira em Vizela) venceu as eleições do FC Porto para o mandato 2024-2028. 
Primeiros dados dão conta que venceu nas 44 mesas e e com mais de 80,28% dos votos derrotando Pinto da Costa.
Vítor Baía, membro da Lista A reconheceu a derrota e deu os parabéns ao vencedor salientando também o trabalho de Pinto da Costa ao longo destes 42 anos à frente do clube. O presidente do FC Porto abandonou o estádio sem proferir qualquer palavra.
Votaram 26.741 sócios.
André Villas-Boas foi, oficialmente, eleito o 32.º presidente da história do FC Porto, ao arrecadar os votos de 21.489 dos 26.876 sócios que participaram naquelas que foram as mais concorridas eleições da história do clube, o equivalente a 80,28%.
Lista A (Jorge Nuno Pinto da Costa) – 5.224 votos 
Lista B (André Villas-Boas) – 21.489 votos 
Lista C (Nuno Lobo) – 53 votos 


Principais candidatos 
fizeram campanha em Vizela.  
Veja os vídeos. 
Na sede de campanha da lista B já há apoiantes a celebrar a vitória.
Da parte do FC Porto, não há ainda qualquer divulgação de resultados, que se esperam para o final da noite de hoje.
Nunca uma campanha eleitoral de um clube externo a Vizela tinha enviado a esta localidade dois candidatos: Pinto da Costa, em 1982, esteve em Vizela no lançamento da sua campanha de primeiro mandato presidencial mas concorria em lista única. Na campanha que culminou hoje com um ato eleitoral recorde, mais de 26 mil eleitores, realizado no Estádio do Dragão, passaram por Vizela os dois principais candidatos: Jorge Nuno Pinto da Costa, atual presidente e candidato da Lista A e André Vilas-Boas, ex treinador azul e branco, pela Lista B. 

Pinto da Costa jantou na segunda-feira com sócios e adeptos na Casa do Park, enquanto André Vilas-Boas foi recebido em Dia de Ramos, 7 de Fevereiro, no Auditório Francisco Ferreira da Câmara Municipal de Vizela onde recebeu publicamente o apoio do edil Victor Hugo Salgado. 
Os vizelenses José Antunes, apoiante de Vilas-Boas e Bruno Martins, apoiante de Pinto da Costa, foram os principais mentores da passagem dos dois candidatos por Vizela. 




 


Ato eleitoral no Porto.

Depois da eleição do último associado, após as 20h00, as 44 urnas distribuídas pelas bancadas poente e nascente do Estádio do Dragão onde, desde as 9h00, mais de 26 mil associados do FC Porto exerceram o seu direito de voto.
O número de votantes ultrapassou por larga margem o recorde de há 36 anos, quando 10.731 sócios participaram nas eleições, em 1988. Nas últimas, em 2020, votaram 8.480.
Jorge Nuno Pinto da Costa (Lista A), André Villas-Boas (Lista B) e Nuno Lobo (Lista C) são os candidatos à Direção do clube no quadriénio 2024-2028. A lista D, encabeçada por Miguel Brás da Cunha, concorre apenas ao Conselho Superior, que conta ainda com as candidaturas da Lista A (Américo Aguiar) e da Lista B (Fernando Freire de Sousa).

André Villas-Boas foi, oficialmente, eleito o 32.º presidente da história do FC Porto, ao arrecadar os votos de 21.489 dos 26.876 sócios que participaram naquelas que foram as mais concorridas eleições da história do clube, o equivalente a 80,28%.

Partilhar