Grande Prémio de Poesia Gil Vicente assinatura em Guimarães


O protocolo entre a Câmara Municipal de Guimarães e a Associação Portuguesa de Escritores, que formaliza os termos do apoio da autarquia vimaranense, foi assinado na tarde desta sexta-feira, no auditório da Biblioteca Municipal Raul Brandão.

Na tarde desta sexta-feira, 7 de março, data em que se comemorou o 33º aniversário da Biblioteca Municipal Raul Brandão, teve lugar, no seu auditório, a cerimónia de assinatura do protocolo entre a Câmara Municipal de Guimarães e a Associação Portuguesa de Escritores que estabelece o apoio da autarquia vimaranense ao Grande Prémio de Poesia Gil Vicente.

O Grande Prémio de Poesia Gil Vicente, a cujo concurso não são admitidas obras póstumas, destina-se a galardoar anualmente uma obra completa de poesia em português, ou antologia poética, de autor português, publicada integralmente e em 1ª edição, e atribui um valor de €12.500,00.

Em representação do Município de Guimarães, Domingos Bragança, presidente da Câmara, referiu ser uma honra para Guimarães assumir a responsabilidade de apoiar o Grande Prémio de Poesia Gil Vicente, um ilustre poeta e dramaturgo que “poderá muito bem ter nascido em Guimarães”. O edil, que fez questão de lembrar o 33º aniversário da Biblioteca Municipal Raul Brandão, instituição que presta homenagem também a um nome grande da nossa literatura, realçou a importância da educação e do conhecimento para “um melhor entendimento da realidade”, numa altura que considera estarem a perder-se as referências culturais. “Precisamos de cidadãos esclarecidos, com ferramentas que lhes permitam entender o mundo. Precisamos de maior equilíbrio entre as ciências exatas e a tecnologia e as ciências sociais, como a Sociologia, Filosofia, Literatura e Arte”, frisou. A terminar, o presidente da Câmara lembrou a importância da assinatura de um protocolo que vem “estender a dimensão cultural de Guimarães”.

José Manuel Mendes, presidente da direção da APE, dirigiu as suas primeiras palavras à Biblioteca Municipal Raul Brandão, uma instituição que acompanhou desde os primeiros dias, e que considera desenvolver um trabalho “competente e com efeitos para a democracia e o conhecimento”. Em relação ao protocolo, o presidente da APE justificou a escolha do nome de Gil Vicente pelo que representa para as letras portuguesas e pelo facto de se tratar de um prémio que vem distinguir autores da contemporaneidade. “Este protocolo resulta de um enlace de vontades para mudar o panorama cultural do país”, disse, não deixando de referir o “trabalho límpido” realizado para tornar o prémio um grande evento no contexto das letras portuguesas.

A entrega do Grande Prémio ao autor galardoado ocorrerá numa cerimónia pública que terá lugar em Guimarães, em data a definir. 

O Regulamento pode ser consultado em:

http://www.apescritores.pt/Regulamento_Antologia_de_Poesia_Gil_Vicente.pdf




 


Partilhar